Basquete: Vasco realizará seleção de atletas de 8 a 17 anos nos dias 24 e 25/01

O processo seletivo para captar atletas para as equipes de base do basquetebol masculino do Vasco da Gama já está definido. A “peneira”, que abrange atletas de 8 a 17 anos de idade (nascidos de 2006 até 1997), será realizada nos dias 24 e 25 de janeiro (sexta-feira e sábado) em São Januário, no ginásio do Forninho, respectivamente às 15h e às 10h. Em termos do calendário de competições da Federação de Basquetebol do Estado do Rio de Janeiro (FBERJ), a seleção busca atletas para compor as equipes das categorias sub-12, sub-13, sub-14, sub-15 e sub-17, que disputarão o Campeonato Estadual. 

O basquete de base vascaíno, após ficar sem obter títulos desde 2007, quando foi campeão estadual das categorias infanto-juvenil e juvenil, vem melhorando gradativamente seus resultados nos últimos anos, apesar das grandes dificuldades, tanto em termos de recursos financeiros quanto de estrutura física (o ginásio principal de São Januário está interditado desde o segundo semestre de 2011). A equipe pré-mirim (sub-12) é atual bicampeã estadual (2012-2013), tendo perdido apenas um jogo nos últimos dois anos. Além disso, no último Campeonato Estadual o clube incrementou sua classificação em praticamente todas as categorias, ficando atrás apenas das equipes que investem no esporte: o sub-13, o sub-14 e o sub-17 ficaram em quarto lugar, e o sub-19 em quinto. Apenas a equipe sub-15 destoou, terminando na sétima colocação, repetindo o resultado de 2012. 

Compõem o quadro de funcionários do departamento figuras com bastante tempo de casa e identificação com o clube, como os treinadores Luiz Brasília, enecampeão estadual da categoria adulto como jogador e com 43 anos ininterruptos de Vasco, e Christiano Pereira, também ex-jogador e com diversos títulos como treinador nas categorias de base do Gigante da Colina. Também ex-jogador das categorias de base do clube, David Gaglianone completa a equipe de treinadores. Como estagiários, dois ex-atletas da base do clube: Cássio Santos e Tadeu Leonardo. Também com muitos anos de São Januário, completam a equipe do basquete o preparador físico Marcelo Mascarenhas, o fisioterapeuta Marcelo Barreto e o mordomo (roupeiro) Thiago Cunha Alves. 

O basquete do Vasco da Gama é tradicionalíssimo e possui uma longa história de conquistas, tendo o esporte surgido no clube no longínquo ano de 1920, bem antes da construção do estádio de São Januário. Uma quadra de terra na antiga sede náutica do clube, na Rua Santa Luzia, recebia os vascaínos que queriam praticar o esporte. Outro fato que mostra a importância do basquete no Vasco é o de que uma partida de basquete foi a preliminar da inauguração do estádio de São Januário, com uma partida disputada entre Vasco e ACM, na categoria adulta, em uma quadra improvisada atrás do gol à esquerda da tribuna de hora e das cadeiras sociais. 

Ao longo dos anos, diversos títulos foram conquistados. A destacar quatro títulos sul-americanos (dois do Campeonato Sul-Americano, em 1998 e 1999, e dois da Liga Sul-Americana, em 1999 e 2000) dois títulos nacionais da categoria adulta, em 2000 e 2001, e dezesseis Campeonatos Estaduais, além de várias outras conquistas. Os títulos no basquete feminino também abundam, embora ele não exista no clube atualmente: três Campeonatos Estaduais, a Liga Sul-Americana de 2001 e o Campeonato Brasileiro de 2002.

Além disso, também marcou a Era de Ouro do basquete do Vasco, de 1997 a 2001, a participação no Campeonato Mundial masculino de 1999 (nome oficial: McDonald’s Championship), quando pela primeira vez um time sul-americano enfrentou uma equipe da NBA. Na final da competição, embora tenha feito jogo duro, o Gigante da Colina perdeu para a fortíssima equipe do San Antonio Spurs, com Tim Duncan e cia.. Como ponto alto da competição, a vitória do Vasco na prorrogação sobre o Zalgiris Kaunas, da Lituânia, campeão europeu, por 92 a 86. O Vasco se mostrava o melhor time do mundo no basquetebol submetido à Federação Internacional (FIBA), descartando-se o incomparável basquete da NBA. 

E aí, jovem homem de 8 a 17 anos de idade com noção de basquetebol? Quer fazer parte da equipe de basquete de um dos clubes mais tradicionais do mundo nesse desporto? Então saiba todos os detalhes abaixo: 

Processo seletivo para captar atletas para as equipes de basquetebol masculino do Club de Regatas Vasco da Gama 

Local: C.R. Vasco da Gama (ginásio Antônio Soares Calçada, o Forninho, na sede de São Januário) 

Dias: 24 e 25 de janeiro (sexta-feira e sábado); 

Público-alvo: homens de 8 a 17 anos de idade (nascidos de 2006 a 1997); 

Categorias: sub-12, sub-13, sub-14, sub-15 e sub-17. 

Dia 24 de janeiro (6ª-feira), às 15h: teste para nascidos de 1999 a 1997 (categorias sub-17 e sub-15); 

Dia 25 de janeiro (sábado), às 10h: teste para nascidos de 2006 até 2000 (categorias sub-14, sub-13 e sub-12). 

Obs. 1: É obrigatório levar documento de identidade (RG ou, para quem não tiver, certidão de nascimento). 

Obs. 2: Não irá realizar o teste quem se apresentar com itens de uniforme de outros clubes. 

Fonte: Blog CRVG Em Todos os Esportes – Supervasco

Notícia anteriorMário Travaglini, técnico campeão brasileiro pelo Vasco em 1974, é internado em São Paulo
Próxima NotíciaHá 14 anos, Vasco vencia o Manchester United pelo Mundial de Clubes com show de Romário e Edmundo