Brasileiro 2014 pode ser nova Copa João Havelange, analisa jornalista

A decisão do Superior Tribunal de Justiça Desportiva de punir a Portuguesa em função da escalação irregular do jogar Heverton pode estar com os dias contados. Além das ações movidas por torcedores, que já somam 150, o Ministério Público de São Paulo considerou que a Lusa foi injustiçada ao perder quatro pontos e promete lutar para mantê-la na Série A. Na opinião do jornalista David Butter, convidado do “Redação SporTV”, o cenário se alinha para a repetição do que aconteceu em 2000, quando um campeonato excepcional foi organizado com 116 equipes, após o Gama ter conquistado na Justiça o seu direito de disputar a elite.

– Vai se montando um quadro de paralisia. Entrou o Ministério Público, tem torcedores individuais entrando com ação, então alguém vai ganhar. Os problemas vão se acumulando, e sabemos no que deu em 1999, com o Gama. Quando ganhou, paralisou tudo – disse.

 O apresentador André Rizek lembrou o episódio do Treze, da Paraíba, que conseguiu disputar a Série C do Brasileirão, em 2013, após obter uma liminar na justiça comum.

– Já são 150 ações. No ano passado, o Treze conseguiu uma liminar na justiça comum e foi incluido na Série C. Se um desses torcedores conseguir uma liminar obrigando a CBF a incluir a Portuguesa, imagina a confusão que pode causar – afirmou.

 O MP de São Paulo, através do promotor Roberto Senise Lisboa, considera que o STJD não cumpriu o que diz o Estatudo do Torcedor ao mudar o resultado em campo do Brasileirão de 2013. A Lusa foi punida por escalar Heverton contra o Grêmio, na última rodada da competição, caiu para 17º na tabela e foi rebaixada.

– Acho que não interessa evitar esse tipo de problema, o que é um dos problemas deste país. Você cria uma estrutura inchada, cara, um bando de autoridades, para viver de maneira parasitária em cima da atividade esportiva. De vez em quando, eles precisam interferir no resultado, criar uma confusão para justificar os salários deles. Não gosto de ver justiça interferindo em resultado de jogo – opinou o jornalista Sérgio Rodrigues.

Fonte: GloboEsporte.com

Notícia anteriorEverton Costa chega ao Vasco e já fala em renovar vínculo após 2014
Próxima NotíciaJogadores do Vasco usam irrigação do gramado para aliviar forte calor no Rio