Delegado sobre a libertação de torcedores: 'Fizemos a nossa parte'

Briga generalizada entre torcidas de Atlético-PR e Vasco (Foto: Felipe Gabriel/ LANCE!Press)

No final de dezembro, o delegado regional de Joinville Dirceu Silveira comandou, com auxílio das Policias Civis do Paraná e Rio de Janeiro, a operação “Cartão Vermelho”, responsável por prender torcedores envolvidos na barbárie da Arena Joinville, na partida entre Atlético-PR e Vasco, na última rodada do Brasileiro do ano passado. Na operação, 21 pessoas foram presas. Mas na última segunda-feira, 17 torcedores tiveram pedido de liberdade provisória decretado e foram soltos.

– A Polícia Civil fez a sua parte. Agora tem todo um processo judicial, outros trâmites. Não está mais nas nossas mãos – disse, ao LANCE!Net, o delegado Dirceu Silveira, que preferiu não se estender nos comentários sobre a decisão de liberar os torcedores.

A decisão de liberar os torcedores foi tomada pela juíza da 1ª Vara Criminal de Joinville, Luciana Malgarin, sob a alegação de que a manutenção da prisão dos envolvidos até a realização da audiência – “que sequer foi aprazada, afigura-se desproporcional”. Ainda de acordo com a juíza, o requisito de ameaça à ordem pública acabou, devido ao tempo em que os torcedores ficaram presos – cerca de um mês -, visto que foi “restabelecida a paz social e apaziguado o sentimento de impunidade e o clamor público decorrente da repercussão social”.

Na mesma sentença, a juíza decidiu pela manutenção da prisão da prisão de Thyago Almeida Rosa da Silva de Oliveira, Stevam Vieira da Silva, Ricardo Henk e Robson Moreira da Cruz, também envolvidos na barbárie da Arena Joinville, por representarem uma ameaça à “ordem pública” por antecedentes criminais.

A operação “Cartão Vermelho” foi deflagrada no dia 19 de dezembro, pelas Policias Civis dos estados de Santa Catarina, Paraná e Rio de Janeiro. Policiais de Joinville foram, inclusive, para a capital carioca e para Curitiba para acompanhar a prisão dos envolvidos. Todos os presos foram transferidos para o presídio de Joinville.

Fonte: LANCENET!

Notícia anteriorVenda de ingressos para Vasco x Friburguense começa nesta quarta
Próxima NotíciaRicardo Gomes confirma saída do Vasco: 'Preciso tentar voltar a ser treinador'