Basquete: Vasco reinicia os treinamentos e visa lapidar a base por um futuro melhor

O basquete do Vasco reiniciou seus trabalhos na última quarta-feira (22), e por mais uma vez, com o principal objetivo de fortalecer e reestruturar sua base para poder voltar a sonhar com um futuro melhor, relembrando o passado de tantas glórias.

No último ano, apesar de ainda estar muito abaixo da tradição de conquistas Cruzmaltinas, o Vasco mostrou uma evolução comparado ao ano de 2012. Foi conquistado um título, o Estadual Pré-Mirim e alcançadas 4 semifinais, ficando atrás de equipes que investem pesado na base, pois tem times adultos, que são os casos de Flamengo, Fluminense, Tijuca e Macaé.

Sempre vale ressaltar os integrantes das comissões técnicas que formam o Departamento de Basquetebol do Clube. O DP conta com os experientes Luiz Brasília (mais de 40 anos de clube) e Christiano Pereira (quase 30 anos de Vasco, o treinador David Gaglianone, que em sua juventude foi atleta do Vasco e os estagiários da comissão técnica Cássio Santos e Tadeu Leonardo, que também jogaram pelo Gigante da Colina na base e agora buscam seguir a carreira como treinadores.

Para falar dessa reestruturação da base, o CRVG – Em Todos os Esportes conversou com exclusividade com o estagiário da comissão técnica e ex-atleta do clube, Cássio Santos. Ele melhor do que ninguém dissertou sobre a importância desse momento para o basquete vascaíno.

– A cultura do clube sempre foi de fazer o atleta, e dessa vez não está sendo diferente. De dois anos pra cá estamos com uma boa geração de garotos na idade de iniciação, mas que já tem a responsabilidade e correspondem a altura dentro de quadra. Acredito que seja o principal momento para que possamos ver em futuro próximo atletas realmente vestindo a camisa, tendo a cara do clube – explicou Cássio.

Cássio sabe da importância que é o apoio da comissão técnica com seus atletas, principalmente no momento atual do Vasco que sofre com inúmeras dificuldades, entre elas, a falta de ginásio e às vezes até mesmo sem saber se terá lanche e água para oferecer aos meninos.

– Venho recebendo uma “chuva” de conselhos, dicas dos mais experientes (Christiano e Brasília) de como lidar com a situação, dicas de trabalho e conduta, seguindo a mesma linha de pensamento do basquete moderno – disse.

A superação vem fazendo parte do momento vascaíno, e apesar de todas as dificuldades enumeradas, bons resultados e frutos vem aparecendo, e Cássio sabe que a cobrança aumenta cada dia mais, ainda mais em um gigante poliesportivo que é o Vasco.

– Como tivemos um bom resultado ano passado, esse ano a cobrança só aumenta. Eu, junto com o David e o Tadeu debatemos muito, trocamos muitas idéias, pois realmente temos um diamante nas mãos e precisamos lapidar, vamos conseguir e com isso todos crescem – concluiu Cássio.

Assim como aconteceu em 2013, o CRVG – Em Todos os Esportes trará uma cobertura exclusiva do basquetebol do Vasco durante toda a temporada, trabalhando em conjunto com o Departamento que sempre nos foi bastante atencioso e que no mês de agosto, homenageou o blog com uma placa parabenizado o trabalho.

Aos poucos, de passo em passo, o basquete Cruzmaltino visa voltar aos trilhos, com os pés no chão, mas buscando em um futuro próximo voltar a fazer a Cruz de Malta brilhar sempre no topo.

Fonte: CRVG em Todos os Esportes

Notícia anteriorCalma galera! Torcida demonstra 'pavio curto' e time pede paciência
Próxima NotíciaVasco precisa vencer para pagar dívida com a galera