Aparelho que diz se foi gol ou não estava instalado no Maracanã no Clássico dos Milhões

Leo Moura e Guiñazú - Vasco x Flamengo (Foto: Rossana Fraga/ LANCE!Press)
Durante a Copa das Confederações do ano passado, a Fifa introduziu nos estádios a tecnologia da linha de gol utilizada em seus torneios. O GoalControl foi instalado em todas as sedes do torneio, inclusive o Maracanã, palco da final entre Brasil e Espanha. E, segundo a própria empresa que fabrica o sistema, o aparelho segue instalado no estádio e poderia ter evitado o gol mal anulado do Vasco, no domingo.

Em contato com o LANCE!Net, Claudine Fronterotta, vice-presidente brasileira da GoalControl, garantiu que a tecnologia já poderia estar sendo usada, mas admitiu que ainda não houve uma conversa com as federações.

– A GoalControl ainda não entrou em contato oficialmente com as federações porque estivemos envolvidos com o Mundial de Clubes em novembro e dezembro do ano passado e estamos ocupados também com as instalações para a Copa. Ainda precisamos fazer instalações em seis arenas diferentes para o torneio – comentou Fronterotta.

– Estamos nos preparando para este contato, mas acredito que não precisaremos convencer confederações e federações, pois a tecnologia está sendo muito bem recebida pela arbitragem brasileira. Nós da GoalControl queremos desenvolver uma parceria com as federações para que acontecimentos como o do jogo Flamengo e Vasco não se repitam.

O sistema foi instalado de graça e pode permanecer sem custos nos estádios da Copa como uma espécie de legado da Fifa ao futebol brasileiro. Uma decisão final acerca disso só virá depois do Mundial. A reportagem procurou o Complexo Maracanã S.A. – mesmo não tendo responsabilidade direta no caso – e a Ferj. Os responsáveis pelo Maraca divulgaram nota ao L!, reproduzida abaixo. A Fderação de Futebol do Rio de Janeiro ainda não se pronunciou.

 
Fonte: Lancenet
Notícia anteriorEm primeiro jogo como titular, Éverton Costa agrada Adilson Batista
Próxima NotíciaIngressos à venda para Bangu x Vasco, nesta quarta, em Moça Bonita