Apesar de ter a melhor defesa do Estadual, Vasco é o time mais faltoso

Ter a melhor defesa de um campeonato não é sinônimo de que o time seja agressivo. Entretanto, no Vasco de 2014 as estatísticas favoráveis na zaga andam de mão dada com alguns números que não são lá motivos de orgulho. Em suma, o cruz-maltino é a equipe mais violenta do Campeonato Carioca 2014. Fica a dúvida se o custo-benefício vale a pena. 
 
Coincidência ou não, a comissão técnica da equipe está recheada de ex-zagueiros. O técnico Adilson Batista fez sucesso no Grêmio, no Corinthians e no Japão, enquanto o auxiliar Jorge Luiz se destacou no futebol carioca. Já o outro auxiliar, Silveira, foi campeão brasileiro pelo Guarani, em 1978. 
 
Nos 13 jogos disputados neste Carioca, o Vasco sofreu apenas dez gols. A defesa é a melhor da competição, com média de 0,76 a cada partida. O time também é o que mais roubou bolas (293 vezes). Para completar, ainda possui três jogadores entre os cinco primeiros neste quesito: Luan, Fellipe Bastos e Guiñazú. 
 
Até aí, tudo bem. Mas, quando começa a análise de números de faltas e cartões, é fácil perceber que o Cruz-Maltino também é um time violento. Ao longo do Estadual, é a equipe que mais fez faltas (250), mais levou cartões (36) e teve mais atletas suspensos (sete). Tudo isso com uma boa distância em relação aos rivais. 
 
Pedro Ken é o jogador que mais fez faltas no Carioca. Foram 28 no total, sendo três cartões amarelos e um vermelho. Uma das explicações pode ser o fato de ele estar jogando mais recuado ultimamente. 
 
– Hoje eu jogo mais como volante mesmo. Nos últimos jogos e, desde o ano passado, me encaixei nesta posição. A gente joga em linha. Quando um sobe o outro fica. Espero ajudar no combate, na qualidade do passe. Estou aqui para colaborar da melhor forma – disse o volante vascaíno. 
 
Com ou sem violência, o Vasco segue caminhando. E quem quiser “bater de frente” terá que suar. 
 
Jogadores mais faltosos 
> Pedro Ken: 28 
> Guiñazú: 26 
> Airton: 23 
> Gum: 23 
> André Rocha: 22 
 
Times mais faltosos 
> Vasco: 250 
> Botafogo: 230 
> Flamengo: 202 
> Fluminense: 165 
 
Jogadores com mais desarmes 
> Diguinho: 42 
> Luan: 39 
> Fellipe Bastos: 33 
> Guiñazú: 30 
> André Rocha: 30 
 
Times com mais desarmes 
> Vasco: 293 
> Flamengo: 283 
> Fluminense: 268 
> Botafogo: 250 
 
Jogadores com mais cartões 
> Airton: 5 (1 vermelho) 
> Guiñazú: 4 
> Aranda: 4 
> Pedro Ken: 4 (1 vermelho) 
 
Times com mais cartões 
> Vasco: 36 (1 vermelho) 
> Botafogo: 25 (1 vermelho) 
> Flamengo: 25 (1 vermelho) 
> Fluminense: 22 
 
Fonte: Lancenet
Notícia anteriorVasco prorroga, até dezembro de 2015, contratos com Lorran e Jomar; renovação com Thalles deve acontecer até 6ª
Próxima NotíciaMarketing do Vasco crê em novo patrocínio na camisa até Série B 'Essa marca não pode ficar no patamar atual'