STJD planeja sessões extras do Pleno; Rafael Silva pode ser julgado este mês

A agenda do Pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) provavelmente vai sofrer alterações. A última instância, que se reúne normalmente de 15 em 15 dias, deve ganhar duas sessões extras em novembro, nos dias 25 e 26. Com isso, haveria mais quatro julgamentos este ano, incluindo os já previstos do próximo dia 18 e em 2 de dezembro, data em que deve ocorrer em Belo Horizonte. A informação foi revelada por Caio Rocha, presidente do tribunal, ao GloboEsporte.com. A intenção é conseguir julgar todos os casos que estão pendentes ainda em 2015, antes do fim do Campeonato Brasileiro. O que, por tabela, seria ruim para o Vasco, que pode ficar sem seu artilheiro nos jogos finais da temporada.

Goleador cruz-maltino no ano com 10 gols, Rafael Silva vem atuando desde o início de outubro sob efeito suspensivo até ser julgado em definitivo no Pleno do STJD. Na sessão que seria realizada há sete dias, mas foi adiada por falta de quórum, o nome do atacante não estava na pauta. Com isso, a chance maior era de que ele fosse julgado só na primeira semana de dezembro, correndo o risco de desfalcar o Vasco apenas na última rodada, contra o Coritiba. Porém, caso os julgamentos extras sejam de fato realizados, a tendência é que o vascaíno retorne ao tribunal mais cedo, podendo ficar fora também do jogo diante do Santos, justamente agora em que ganhou a condição de titular.

Rafael Silva pegou gancho de quatro partidas por sua expulsão diante do Atlético-MG e pelos xingamentos ao árbitro Elmo Alves Resende. Ele cumpriu a suspensão automática e ainda tem que ficar fora de mais três jogos caso a punição seja mantida em última instância. Nesse cenário, o atacante teria que cumprir parte da pena só em 2016 ou em temporadas posteriores em que estivesse no Brasil. Em fim de contrato, o jogador de 25 anos ainda não foi procurado pela diretoria do Vasco para renovar, ficará livre em dezembro e pode seguir para o exterior.

Nesse meio tempo, Rafael Silva já teve que voltar no mês passado ao STJD para responder pela expulsão diante do Avaí, mas desta vez pegou apenas um jogo de punição, já cumprido pela suspensão automática. Contratado em abril de 2014 após ser campeão paulista com o Ituano, o atacante é o artilheiro do Vasco na temporada com 10 gols, um a mais que Gilberto, que deixou o clube no meio do ano. Pelo Cruz-Maltino, ele disputou até agora 59 partidas e balançou a rede 11 vezes, sendo decisivo no título do Campeonato Carioca deste ano, com gols nos dois jogos da final diante do Botafogo, e na classificação para as quartas de final da Copa do Brasil, quando marcou o gol que eliminou o arquirrival Flamengo da competição.

Fonte: GloboEsporte.com

Notícia anteriorArtilheiro em 2015, Rafael Silva tem sondagens e não deve ficar para 2016
Próxima NotíciaSócio suspenso por Eurico consegue liminar e retoma direitos associativos