Del Nero pede licença e dá lugar a ex-presidente da Federação Capixaba

A CBF divulgou uma nota oficial na noite desta quinta-feira confirmando que o presidente Marco Polo Del Nero pediu licença do cargo em função das acusações da Justiça americana. O substituto momentâneo será Marcus Antônio Vicente, que é deputado federal (PP-ES), atual vice da CBF e ex-presidente da Federação Capixaba de Futebol (1994 a 2015).

Em entrevista por telefone ao GloboEsporte.com, Marcus Vicente deixou claro que cumprirá o mandato do antecessor até o fim – em dezembro de 2019:

– Estou no aeroporto, chego ao Rio hoje. Vou conversar com o Marco Polo e com os presidentes das federações para tomar pé da situação. Não teremos novas eleições. Vou cumprir o mandato do Marco Polo até o fim.

Perguntado se manteria Dunga no cargo da Seleção, Vicente foi categórico:

– Não é hora para falar isso.

 

Marcus Vicente, vice-presidente da CBF (Foto:  Gabriel Lordêllo/A Gazeta)

Marcus Vicente foi o chefe da delegação da seleção brasileira nos últimos compromissos nas eliminatórias. O dirigente viajou com o grupo para os jogos diante da Argentina, em Buenos Aires, e contra o Peru, em Salvador.

A decisão de Del Nero de pedir licença se deu principalmente para evitar a ascensão de Delfim Peixoto, presidente da Federação Catarinense de Futebol e seu desafeto, ao cargo. Caso tivesse sido afastado de suas funções pela Fifa ou pedido renuncia do cargo, por ser o vice-presidente da CBF mais velho, Delfim seria elevado ao posto de mandatário da CBF.

Em setembro, Vicente consultou a Câmara Federal para saber se poderia assumir a CBF – e recebeu uma resposta positiva. Na linha sucessória, no entanto, Delfim de Pádua Peixoto, vice da região sul e atualmente rompido com o atual presidente, seria o substituto de Del Nero. Ele o acusou de aplicar um “golpe branco”.

– Se um dia acontecer alguma coisa, eu tenho um documento que me permite assumir essa condição. Foi apenas uma formalidade. Só hoje [terça] eu comuniquei ao presidente Marco Polo que fiz essa consulta. Ele não tinha conhecimento, ficou sabendo hoje – disse na época.

Em junho, Marcus Vicente também se disse pronto para assumir a CBF após o surgimento de rumores sobre o seu nome:

– Eu me surpreendi com essa notícia. Mas, quando você se articular para ser vice-presidente de uma entidade como CBF, tem que estar preparado para eventualidades – afirmou o dirigente capixaba na ocasião.

Confira o comunicado na íntegra:

“A Confederação Brasileira de Futebol vem a público informar, face às noticias veiculadas nesta data, que o Presidente Marco Polo Del Nero apresentou pedido de licença do cargo com a finalidade de dedicar-se à sua defesa, em vista de ter seu nome mencionado em acusações relatadas pela Justiça norte-americana e pelo Comitê de Ética da FIFA.
 
Em nenhum dos procedimentos relatados foi conferida ciência ao Presidente do conteúdo das acusações, sendo certa sua absoluta convicção da comprovação de sua inocência, tão logo possa exercer os consagrados e constitucionais direitos ao contraditório e à ampla defesa.
 
Neste período de licença, o Presidente, em cumprimento às suas atribuições estatutárias, designa, interinamente, para o exercício da Presidência da CBF o Vice-Presidente Marcus Antônio Vicente”.

Fonte: GloboEsporte.com

Notícia anteriorLuan festeja retorno ao time e pede tranquilidade em Curitiba
Próxima NotíciaTime catarinense pode perder pontos por jogador irregular, diz jornalista; veja vídeo