Secretário pode dar aval e FERJ aguarda posição para convocar novo arbitral para retomada do futebol

O secretário de Esporte, Lazer e Juventude do Estado do Rio de Janeiro, Felipe Bornier, afirmou que o governo ainda está analisando o protocolo médico para retomada do futebol aprovado pelo arbitral de clubes da Série A do Carioca realizado por conferência em vídeo no último sábado. Mas a resposta virá até o fim da semana e a tendência, segundo ele, é de que seja positiva.

Na terça-feira foram divulgadas novas 1.185 mortes em função do coronavírus no Brasil, que já soma 34.497 vítimas da pandemia. No Rio de Janeiro, o boletim de terça-feira informou que nas 24 horas anteriores foram registrados 3.480 novos casos de Covid-19, com 147 mortes. De segunda para terça-feira, houve aumento de 5% no total de casos confirmados e 2.1% no total de mortes.

– Estamos analisando o protocolo e até o fim da semana vamos dar uma resposta. Mas tende a ser positiva. O governo está favorável desde que não tenha nenhum impacto na vida das pessoas. Nossa prioridade é o retorno. Se a gente consegue controlar a curva, o número de leitos e conseguir oferecer segurança a todos os envolvidos, nada impedirá o retorno – disse o secretário.

Bornier falou em redução do percentual de casos:

– Os clubes estabeleceram regras seguras, é um padrão internacional, o que dá segurança ao governo. A pauta do esporte sofreu muito por conta da pandemia, por causa da crise. Sabemos que é preciso elevar o esporte. Dentro do protocolo estabelecido pelo governo lá atrás, planejando as fases de reabertura, o esporte tinha o seu momento para retorno. Futebol e Rio de Janeiro é uma relação, né? A redução do percentual (de casos) acaba ajudando.

Quando anunciou a liberação de treinos com restrições a partir do início deste mês, o prefeito Marcelo Crivella informou que no meio de junho uma nova reunião da sua comissão científica analisaria a curva da pandemia para definir a liberação de jogos na segunda quinzena do mês ou somente em julho, como era o plano inicial do órgão.

A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) aguarda o aval do governo estadual para marcar um novo arbitral no qual será escolhida a data do retorno dos jogos. Há um impasse nessa questão, já que Fluminense e Botafogo são contrários à retomada imediata.

A entidade já anunciou que a escolha de data será feita por maioria, decisão que também sofre oposição do clube das Laranjeiras. O entendimento dos tricolores é de que se trata de uma mudança de regulamento, o que tornaria obrigatória a unanimidade para aprovação, e não de caso omisso, interpretação da Ferj que lhe dá a prerrogativa de adotar a decisão da maioria. Flamengo e Vasco se posicionaram ao lado da entidade nessa questão.

No arbitral realizado no último sábado, o Fluminense somente enviou representante, Marcelo Penha, e se posicionou de forma contrária à retomada, como fez o Botafogo. Apesar desta posição, ambos os clubes aprovaram o protocolo de segurança entendendo que se trata somente de uma ferramenta para a retomada, e não aprovação do retorno das atividades em si.

Notícia anteriorEmpresa Eficaz Engenharia vê no Vasco ‘força midiática’ para acertar patrocínio
Próxima NotíciaDiretor de futebol do Corinthians confirma interesse de contar com Alex Teixeira