Prefeitura autoriza e Estadual deve voltar na quinta-feira

O Campeonato estadual está autorizado a voltar, após três meses de paralisação, por conta da pandemia de Coronavírus. Em coletiva de imprensa nesta terça, a Prefeitura do Rio de Janeiro anunciou a segunda fase da flexibilização das medidas restritivas na cidade, a partir desta quarta. Entre elas, a volta das competições esportivas, com portões fechados para o público.

O prefeito Marcelo Crivella reforçou que o Campeonato Carioca será retomado com portões fechados para o público, provavelmente a partir desta quinta. A decisão final, no entanto, cabe à Federação de Futebol e aos clubes. Uma reunião nesta quarta, entre Prefeitura e clubes, definirá as datas da volta do campeonato estadual do Rio de Janeiro.

Todos estão autorizados a jogar a partir desta quarta, mas ninguém será obrigado a entrar em campo. Fluminense e Botafogo, por exemplo, são contra a volta imediata.

“A fase permite. Porém, depende amanhã com a Federação porque Botafogo e Fluminense querem ter o direito e têm todo o direito… É o que eu estava explicando, ninguém é obrigado a seguir os passos da Prefeitura. A pessoa decide o que ela decide. Eles não querem jogar. Então, para não ter judicialização e suspender o Campeonato mais uma vez pelo Tribunal de Justiça, que é sempre muito prudente, quando a pessoa pede a liminar eles concedem… A ideia é fazer um acordo. Quem quiser jogar, joga. Quem não quiser, tem que ser respeitado e jogar só em julho” disse o prefeito Marcelo Crivella. O prefeito do Rio de Janeiro ainda revelou que o presidente Jair Bolsonaro planeja estar no Maracanã para acompanhar a volta do Campeonato Carioca.

“O presidente Bolsonaro prometeu que vem, hein. O presidente Bolsonaro diz que vem, então não vai ser [com o estádio] vazio não, o presidente vai estar lá vendo o jogo”

O retorno de treinos e competições consta entre as medidas de flexibilização do isolamento social anunciadas pela gestão do prefeito Marcelo Crivella no início deste mês. A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro e a maioria dos clubes cariocas contam com essa liberação para bater o martelo pela volta do Estadual. Na madrugada desta terça, a entidade se reuniu com os filiados e encaminhou o retorno das partidas a partir da próxima quinta-feira. Os únicos contrários foram Botafogo e Fluminense, que pretendem ir à Justiça contra a volta do futebol. A dupla entende que não há segurança suficiente para voltar ao trabalho enquanto a epidemia não for controlada. O debate entre federações e clubes continua na noite desta terça, quando está marcada nova reunião arbitral às 20h.

Notícia anteriorVenda de Marrony ao Galo diminui crise financeira do Vasco, mas não zera dívidas
Próxima NotíciaSem atletas registrados, Macaé poderá escalar amadores contra o Vasco no Estadual