Ação de partido político no STF tem prints de redes sociais como prova de ‘indignação de sócios e torcedores’

O primeiro dos três recursos neste 2021 sobre a eleição para presidente do Vasco, feito na última quinta-feira pelo partido Solidariedade, ao Supremo Tribunal Federal (STF), para impedir a posse de Jorge Salgado e, consequentemente, que Leven Siano seja proclamado presidente, contou com diversas provas anexadas aos autos, as quais o Esporte News Mundo teve acesso a detalhes. Em uma destas provas, 22 páginas com prints de mensagens no Twitter, Facebook, YouTube, Instagram e WhatsApp, classificadas como “reação e indignação de sócios e torcedores contra a intervenção estatal” no pleito do Cruz-Maltino – confira partes destes prints ao fim desta reportagem.

Há perfis que tiveram seus prints colocados mais de uma vez no documento – chegando a um perfil ser repetido quatro vezes, apesar das mensagens serem diferentes. Algumas enquetes feitas por perfis de páginas sobre o Vasco também tiveram seus prints colocados como prova nesta ação, que ficou com o ministro Dias Toffoli como o relator do julgamento da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) no STF. Uma manifestação é esperada para esta sexta-feira nos autos.

Pessoas ouvidas pelo ENM nos bastidores dos tribunais resumem que a inicial alega que a decisão do TJRJ teria violado a autonomia privada do clube, que no seu estatuto previa eleições presenciais. Além disso, há alegações de ofensa à dignidade da pessoa humana e razoabilidade. Também foi dito por estes envolvidos que a tendência é a de que o pedido não prospere.

Vale lembrar que outros dois recursos com pedidos semelhantes foram feitos, só que para a Primeira Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), sob relatoria do desembargador relator Camilo Ribeiro Rulière, há pouco – conforme o ENM antecipou, o próprio Leven Siano recorreu com embargos de declaração com efeito suspensivo, assim como Roberto Monteiro, presidente do Conselho Deliberativo do Vasco.

Nestes dois casos, também deve ter uma manifestação do desembargador relator Camilo Ribeiro Rulière nesta sexta, já que há pedido de efeito suspensivo incluso. Vale lembrar que o único voto favorável a ele na votação do colegiado da Primeira Câmara Cível do TJRJ, em 17 de dezembro, foi justamente deste magistrado, que ficou vencido pelos votos dos demais desembargadores.

> Confira a seguir alguns trechos dos prints!

Notícia anteriorOrganizador do protesto da última 5ª-feira fala sobre a iniciativa: “É uma manifestação em prol do estatuto”
Próxima NotíciaVia Twitter, Vasco publica fotos do jogo contra o Atlético-GO