Opinião: “São dois times que tentam se adequar a uma nova realidade”

A verdade é que tudo não passa de uma grande preparação para Vasco e Botafogo: os jogos contra os pequenos no Estadual, os compromissos pelas primeiras fases da Copa do Brasil, os clássicos como o desta noite, às 18h, em São Januário. O que é realmente importante para as duas equipes em 2021 está programado para começar somente no fim de maio. E para que então serve o jogo deste domingo? Para mostrar quem está fazendo melhor o dever de casa para a Série B.

Entre os desafios contra adversários de nível inferior e os futuros clássicos pelo Estadual contra o Flamengo, em um patamar inegavelmente superior, o mais próximo que Vasco e Botafogo podem chegar atualmente do nível de dificuldade que enfrentarão na segunda divisão está no confronto entre eles.

São dois times que tentam se adequar a uma nova realidade, de Série B. O Botafogo, que se viu dentro dela primeiro, saiu na frente em termos de escolha da nova comissão técnica e também na montagem do elenco. Marcelo Chamusca foi contratado oito dias antes que Marcelo Cabo.

O clube alvinegro teve mais tempo para mapear o mercado atrás de nomes que pudessem formar o grupo deste ano, enquanto o Vasco ainda se via lutando para seguir na Série A. Isso se reflete na quantidade de reforços contratados até agora. Ambos externalizam a necessidade de reformular o plantel e o Botafogo já trouxe dez novos nomes para 2021. Já o time de São Januário contratou três jogadores até agora: Zeca, Ernando e Marquinhos Gabriel. Os três devem ser titulares esta noite.

Os perfis dos contratados até agora são um pouco diferentes, o que reflete ideias distintas do que é preciso para retornar à elite do futebol brasileiro. Enquanto que o Vasco priorizou jogadores com larga experiência em clubes grandes do Brasil, os currículos dos do Botafogo, via de regra, têm menos peso. Em termos de idade, a média é parecida — a dos vascaínos é de 29 anos, contra 28,3 dos alvinegros.

São pequenos detalhes, mas que podem ajudar a explicar os resultados das equipes neste início de temporada. Com mais tempo de treino e mais reforços à disposição, Marcelo Chamusca venceu duas e empatou uma desde que passou a utilizar o grupo principal. Já o Vasco de Cabo empatou os dois jogos que fez com força máxima e ainda busca a primeira vitória na temporada.

Para a partida deste domingo, a expectativa no lado do Vasco é pela estreia de Cano como titular na temporada. O argentino, astro do time, tem evoluído na parte física e entrou no segundo tempo do jogo contra a Caldense, pela Copa do Brasil.

Já o Botafogo terá um desfalque na defesa. Sousa, que vinha atuando improvisado na lateral esquerda, testou positivo para a Covid-19. O zagueiro, que também não enfrentará o Flamengo, quarta-feira, no Nilton Santos, deverá ser substituído por Paulo Victor, da base, que foi relacionado pelo técnico Marcelo Chamusca para ficar no banco de reservas nas últimas partidas.

Fonte: Globo Online

Notícia anteriorLaranjeira pode começar como titular na vaga de Tiago Reis
Próxima NotíciaJurídico do Vasco busca reviravolta no STJD em partida contra o Inter