Entre dificuldades e problemas, Marcelo Cabo tem uma boa notícia

O começo da temporada do Vasco pode até ter boas ideias, mas é ruim: em cinco jogos (dois com o time sub-20), a equipe soma duas derrotas e três empates, contando Carioca e Copa do Brasil. Entre novas dificuldades e velhos problemas, no contexto de um elenco curto, de um time em formação e do pouco tempo para Marcelo Cabo treinar, há uma boa notícia. Trata-se de MT.

Improvisado como lateral-esquerdo ou jogando como meia, o jovem de 20 anos tem se destacado na atual equipe, que certamente mudará bastante até o começo da Série B. No 1 a 1 com o Botafogo, atuou nas duas funções, mas foi também a partir do posicionamento mais avançado dele que o time melhorou – claro que outras situações contribuíram para o time de São Januário ter evitado a derrota em casa nos minutos finais.

Como ocorrera no duelo diante da Caldense, o meio foi um dos setores com mais dificuldade. A dupla de volantes Andrey e Bruno Gomes não conseguiu marcar e se impor fisicamente. Marquinhos Gabriel ficou sobrecarregado na articulação ofensiva. Como o Botafogo começou o jogo recuado e apostou na postura reativa, o Vasco praticamente não ameaçou e sofreu com os contragolpes.

O gol contra de Zeca intensificou algo que já ficara evidente desde 2020: a instabilidade emocional. Atrás no placar e sem conseguir mudar o panorama da partida, os jogadores do Vasco passaram a errar em profusão: passes, domínios, lançamentos, saídas de bola… A situação só não piorou pois Lucão, com boa atuação, fe pelo menos duas ótimas defesas.

No intervalo, Cabo mudou. Sacou Talles e Tiago Reis e deu oportunidade a Léo Matos e Laranjeira. Desta forma, Zeca foi para a lateral pelo lado esquerdo, e MT atuou avançado pelo mesmo setor. O jovem, partindo pelo lado ou preenchendo o meio, foi mais participativo do que Talles, por exemplo, e acertou chute no travessão. Ao dividir a tarefa de armar o time e trocar de posição com Marquinhos Gabriel, passou a colocar dúvida na marcação rival. Tem bom controle de bola e não se furta de arriscar passes em busca do espaço vazio.

Mas foi só com a entrada de Carlinhos, autor do gol de empate, que o Vasco passou a ser mais compacto. Se o espaço entre a defesa e o meio foi corrigido pelos zagueiros terem adotado posicionamento adiantado, o meia preencheu o setor e conseguiu evitar o isolamento dos homens de frente. Foi intenso, algo que não ocorreu na temporada passada. Ele, se manter este comportamento, pode ser útil na busca por alternativas na equipe.

É provável que, aos poucos, Cabo fixe Léo Matos e Zeca como laterais titulares. Seria injusto que MT virasse reserva. Pelo o que produziu, pode ser testado na função adiantada. Agora, como os demais jovens, não se pode colocar toda a responsabilidade nele. É promissor, precisa ser trabalhado e continuar em evolução. Precisa ser mais intenso e melhorar a marcação. Mas já mostrou que vale a pena o investimento para comprá-lo do Volta Redonda.

Fonte: ge

Notícia anteriorConfira a reportagem do ‘Balanço Geral Manhã RJ’ desta 2ª-feira sobre Vasco 1 x 1 Botafogo
Próxima NotíciaEquipe de Marcelo Cabo ainda patina e dá sinais de que o caminho será longo