Opinião: “Nova temporada, velho problema”

O começo dos campeonatos válidos por 2021 não tem conseguido fazer o torcedor do Vasco esquecer a última temporada. Nos primeiros jogos do Campeonato Carioca e da Copa do Brasil, o time segue sofrendo com a falta de criatividade, qualidade técnica e pontaria. Um exemplo disso foi o empate em 1 a 1 com o Botafogo, no último domingo, válido pela quarta rodada da Taça Guanabara.

O Vasco teve mais posse, trocou mais passes e teve mais finalizações que o Botafogo. Mas não conseguiu converter essa superioridade dos números em chances reais de gol e, consequentemente, em bolas na rede. Os erros no famoso terço final do campo foram reconhecidos e apontados por dois jogadores e também pelo próprio técnico Marcelo Cabo, que afirmou em coletiva que o time precisa ser mais efetivo em campo.

–  A gente consegue construir bem até o último terço. A gente precisa de um melhor acabamento, ser mais eficiente, contundente na hora de definir o penúltimo passe ou até uma situação para finalizar em gol. Mas isso aí é ter tranquilidade e continuar trabalhando. É claro que a equipe é muito jovem. Eles estão amadurecendo uma competição que é a Copa do Brasil e o Campeonato Carioca. Mas a gente continua em evolução. Precisamos ter muita paciência e tranquilidade com esses jovens. Eu tenho certeza que os jogadores mais experientes, que já estão aqui no Vasco, quando estiverem em condições físicas boas, vão acrescentar – afirmou Marcelo Cabo após o empate com o Botafogo.

Também em coletiva, o meia Marquinhos Gabriel concordou com o técnico e afirmou que o time precisa de mais calma no ataque.

– A gente vem jogando bem, criado muitas situações de gol. Só a gente ter um pouquinho mais de calma no último setor do campo – disse Marquinhos, que foi acompanhado do goleiro Lucão na ideia de que o time precisa melhorar no terço final:

– Acredito que no ultimo terço do campo (que o time precisa melhores). Quando chegar na frente do gol temos que ser mais assertivos – afirmou o jovem goleiro, na saída de campo.

Números ruins no ataque

Os problemas na criação e na finalização das jogadas não são uma novidade no Vasco. No último Campeonato Brasileiro, quando o time acabou rebaixado, o Cruz-Maltino teve o quinto pior ataque da competição, com apenas 37 gols marcados em 38 partidas. Na atual temporada, o desempenho continuar ruim. Até o momento, foram apenas quatro gols em cinco jogos.

Contra o Botafogo, o time até arriscou mais finalizações. Mas no empate em 1 a 1 com a Caldense, na última quinta-feira, pela Copa do Brasil, os problemas na criação de jogadas ficaram mais evidentes. Nesta partida, o Cruz-Maltino teve uma posse de bola, mas não conseguiu ser objetivo. O time teve a bola por 56% do tempo, mas só finalizou sete vezes, contra 29 do time adversário.

Ainda seja preciso ressaltar que o técnico Marcelo Cabo comandou apenas três jogos no Vasco, este problema não é novo. E o treinador precisa resolver junto com o time para o Cruz-Maltino buscar a sua primeira vitória na temporada.

Fonte: Esporte News Mundo

Notícia anterior22/03/1992: Vasco vencia o Sport no Macaranã com gol de Bebeto
Próxima Notícia‘Bom Dia Rio’ repercute empate entre Vasco e Botafogo