Clubes somam 183 contratações para a Série B 2021

Em meio à incerteza do cenário da pandemia no país, com alguns campeonatos estaduais paralisados, a movimentação de início de temporada dos clubes que disputam a Série B do futebol brasileiro rende bons números para avaliação, ainda que não seja possível fazer um comparativo no âmbito esportivo (por exemplo, o Coritiba só disputou uma partida oficial, enquanto o Sampaio Corrêa já vai para seu 10º jogo).

Até aqui os clubes da Série B já contrataram 183 novos atletas, o que dá uma média aproximada de 9 jogadores por equipe. Sampaio Corrêa (14), GE Brasil-RS (14) e Coritiba (13) puxam a fila de contratações. Do outro lado, o Goiás (2) foi o time que menos foi ao mercado, seguido pelo Vasco (3).

A Copa do Brasil, tida como fonte de renda para os clubes por suas grandes premiações, já deixou pelo caminho 8 clubes da Série B: Brusque, Confiança, Goiás e Sampaio Corrêa foram eliminados na primeira fase. Além deles, outros quatro clubes não obtiveram classificação para a competição, casos de Londrina, Náutico, Guarani e GE Brasil. A lista pode aumentar, pois Avaí e CRB ainda não disputaram seus jogos iniciais.

A Série B é tida como o campeonato nacional que mais demite técnicos no mundo. Segundo dados levantados pelo Centro de Estudo Internacional do Esporte, os clubes que disputam a competição mudam seus técnicos a cada 122 dias. É o caso de Vila Nova e Londrina, que ainda nem fecharam o segundo mês da temporada e já decidiram pela troca de comando. Márcio Fernandes saiu do Vila Nova com apenas 2 jogos na temporada, com 1 vitória e 1 empate. Para seu lugar foi contratado o técnico Wagner Lopes. Já Silvinho, ex-técnico do Londrina, foi demitido após 3 jogos, com 3 empates. Como curiosidade, os dois treinadores assumiram os clubes na reta final da Série C e conquistaram acesso à Série B.

Com isso, apenas 9 dos 20 clubes mantém os técnicos que terminaram a última temporada no comando de suas equipes. São eles: Claudinei Oliveira (Avaí), Cláudio Tencati (GE Brasil-RS), Jerson Testoni (Brusque), Daniel Paulista (Confiança), Mozart Batista (CSA), Augusto César (Goiás), Hélio dos Anjos (Náutico), Matheus Costa (Operário) e Paulo Bonamigo (Remo).

Segundo o calendário divulgado pela CBF em agosto, a Série B terá início no dia 29 de maio de 2021 e a 38ª e última rodada com previsão de acontecer no dia 27 de novembro.

*** Os dados das contratações foram levantados pelo estudante de administração e gestor de futebol Luís Felipe Machado (@luisfelipepsm) a partir da divulgação pelo ge.globo e site oficial dos clubes.

FOTO: LUCAS FIGUEIREDO/CBFBrasileirão Série B

Brasileirão Série B

Fonte: ge

Notícia anteriorVasco destaca especial de Barbosa que será transmitido pela ESPN
Próxima NotíciaFPF confirma Ponte Preta x Santos em São Januário