Vasco relembra 1º confronto contra o Fluminense em 11 de março de 1923

Um dos maiores clássicos do futebol mundial, um clássico que já foi final de campeonato nacional, Vasco e Fluminense tiveram o seu primeiro encontro há 98 anos, em um amistoso disputado no antigo Campo da Rua Figueira de Melo, depois Estádio da Rua Figueira de Melo e, atualmente, conhecido como Estádio Ronaldo Nazário, de propriedade do São Cristóvão/RJ.

Esse amistoso foi disputado em 11 de março de 1923. Tratava-se de um jogo preparatório para a estreia na Série A da Primeira Divisão do Campeonato do Rio de Janeiro, organizado pela Liga Metropolitana, o que conhecemos hoje como Campeonato Carioca. Quis o destino que os dois primeiros gols desse clássico fossem marcados pelo time das Laranjeiras. Welfare, que anos depois viria treinar a agremiação vascaína, marcou aos 11′ 1ºT e novamente Welfare marcou aos 28′ 1ºT.

A resposta [histórica?] vascaína não demorou nem 10 minutos. Negrito diminuiu aos 35′ 1ºT. O primeiro tempo terminou com vitória parcial para os tricolores por 2 a 1. No Segundo tempo o Vasco já mostrou a sua vocação como o time da virada, o time do amor. Aos 15 minutos Totterolli empata o jogo e Negrito deu números definitivos ao placar aos 22′ do 2ºT. 3 x 2.

FICHA TÉCNICA

VASCO 3 x 2 FLUMINENSE

Data: 11 de março de 1923 (Domingo)

Amistoso Estadual

Estádio da Rua Figueira de Melo, Rio de Janeiro/RJ

Árbitro: José Ramos de Freitas

Vasco: Nelson; Leitão e Mingote; Nicolino, Bolão e Arthur; Paschoal, Russo, Leão, Torterolli e Negrito. Técnico: Ramón Platero (URU)

Fluminense/RJ: Carnaval; Faro e Carlinhos; Laís, Bordallo e Dimas; Paulo Vianna, Zezé, Welfare, Coelho e Carlos Augusto. Técnico: Pode Pettersen.

Gols: Welfare 11/1T (Flu), Welfare 28/1T (Flu), Negrito 35/1T (VAS), Torterolli 15/2T (VAS) e Negrito 22/2T (VAS).

Continuando a sua preparação para disputar o campeonato daquele ano, o Vasco realizou mais um amistoso, dessa vez contra o Petropolitano, da cidade de Petrópolis, no interior do estado do Rio de Janeiro. O Vasco goleou a equipe pretropolitana por 7 a 1, no dia 25 de março. A agremiação vascaína estreou no campeonato em 15 de abril de 1923, com um empate de 1 a 1, contra o Andarahy.

No ano de 1923, o Vasco enfrentaria o Fluminense em outras duas oportunidades, todas pela principal competição de futebol do Rio de Janeiro. Os Camisas Negras ganharam ambas partidas, respectivamente, por 1 a 0 e 2 a 1. A história todos sabem, fomos campeões cariocas (estaduais) pela primeira vez, em 12 de agosto de 1923 (próximo do 25º aniversário do Clube), após a vitória por 3 a 2 contra São Cristóvão/RJ. O Vasco se sagrava campeão no seu ano de estreia contra as principais equipes do Rio de Janeiro.

No geral, Vasco e Fluminense já se enfrentaram 371 vezes com 147 vitórias do Vasco, 118 vitórias do Fluminense e 106 empates. O Vasco marcou 547 gols e o Fluminense 503 gols. Em partidas válidas pelo Campeonato Carioca, foram 221 jogos entre os clubes, com 80 vitórias do Gigante da Colina, 78 vitórias do tricolor das Laranjeiras e 63 empates.

Fonte: Site oficial do Vasco

Notícia anteriorEx-Vasco, Jomar é anunciado como reforço do Fluminense-PI
Próxima NotíciaVascoTV mostra trechos do treino de 2ª-feira e entrevista com Miranda via Youtube