Maior campeão da Taça Rio, Vasco vai encarar edição 2021 como preparação para o Campeonato Brasileiro

A Taça Rio, outrora tradicional segundo turno do Campeonato Carioca, em 2021 perdeu “peso” com a mudança de regulamento do Estadual e se tornou quase que um torneio de consolação. Para o Vasco, porém, ainda tem certa importância para o restante da temporada e, pode-se dizer, também pela rivalidade regional.

Para este ano, a Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj) fez alterações no Carioca. A Taça Guanabara foi disputada em turno único, em que o primeiro se sagra campeão e os integrantes do G4 passam às semifinais. O Flamengo conquistou ontem o título da Taça Guanabara. Já a Taça Rio será disputada entre aqueles times que ficarem da quinta à oitava colocação, também com semifinal e final, mas sem oportunidade de alcançar o topo do pódio do Estadual.

A equipe de São Januário, com 17 pontos, dormiu na quinta colocação, mas pode ser ultrapassado pelo Madureira, que enfrenta o Fluminense na manhã de hoje (25). De qualquer forma, disputará a Taça Rio, quando o técnico Marcelo Cabo terá a oportunidade de dar continuidade ao trabalho de preparação visando a Copa do Brasil e, principalmente, a Série B do Campeonato Brasileiro.

Em meio a uma reformulação no elenco, com recentes chegadas e saídas, e ainda um início de caminhada da comissão técnica, as partidas poderão ser utilizadas para a comissão técnica fazer novos testes e avaliações, além de uma busca maior por entrosamento e equilíbrio.

Um problema a ser resolvido é a bola aérea defensiva. Na vitória por 3 a 1 sobre o Resende, o Vasco falhou novamente neste quesito e viu o adversário chegar ao empate quando vencia por 1 a 0.

“É uma situação que a gente viveu no jogo atípica, são dois tempos atípicos. Isso a gente vai encontrar durante a temporada, então a gente tem que achar mecanismos para mudar o perfil da equipe, subir de produção e buscar a vitória, como foi hoje”, disse Cabo, após o triunfo de ontem (24), ao comentar a mudança de postura da equipe no segundo tempo.

Maior campeão da Taça Rio

O Vasco é, até hoje, o maior campeão da Taça Rio, com 10 títulos. A equipe cruz-maltina venceu nas edições de 1984, 1988, 1992, 1993, 1998, 1999, 2001, 2003, 2004 e 2017.

O rival Flamengo, com nove, vem logo atrás. O Botafogo com sete e o Fluminense com quatro completam a lista dos clubes de maior investimento.

O Madureira tem duas conquistas de Taça Rio, em 2006 e 2015, enquanto Bangu (1987), Americano (2002), America (1982), Boavista (2014) e Volta Redonda (2016) tem uma cada.

Em 2020, o Fluminense foi o campeão, após disputa de pênaltis com o Flamengo. Aquele jogo ficou marcado pela polêmica nos bastidores quanto à transmissão da partida, e pelo fato de a equipe do então técnico Jorge Jesus, que se mostrava avassaladora, ter ficado com o vice.

O Vasco vai disputar o título da Taça Rio 2021 com Madureira, Nova Iguaçu e Botafogo.

Fonte: UOL

Notícia anteriorJovens dos times grandes encaram o Campeonato Estadual como oportunidade de se firmar no elenco
Próxima NotíciaTécnico Marcelo Cabo exalta jovens do Vasco e diz: ‘O Caio entrou e, em 20 minutos, mostrou porque nós o trouxemos da base’