Preparador físico explica critérios utilizados para poupar jogadores

O Vasco sofreu a primeira derrota sob o comando do técnico Marcelo Cabo no último sábado. Jogando em Conselheiro Galvão pela partida de ida das semifinais da Taça Rio, o Cruzmaltino caiu por 1 a 0 diante do Madureira.

Além da derrota inesperada, chamou a atenção a opção do treinador por escalar uma equipe praticamente reserva: muitos atletas foram poupados. A justificativa usada pela comissão técnica foi no sentido da melhor preparação para as competições que virão pela frente.

Em entrevista à Rádio Tupi, o preparador físico Tiago Melsert explicou os critérios utilizados. “Quando a gente cita poupar o atleta a gente enxerga de duas formas: aquele atleta que está sobrecarregado, muito fadigado, e prestes a se lesionar; mas também aquele que ainda não desenvolveu sua base física para o ano”, afirmou Tiago.

Segundo o preparador, se o atleta não atingiu os níveis de força e velocidade adequados, isso também aumentará o risco de lesões futuras.

Na filosofia de trabalho de Marcelo Cabo, o condicionamento físico é fundamental.

“O jogo do Marcelo é um jogo intenso, um jogo competitivo em que o atleta tem que estar num bom nível físico pra suportar as funções solicitadas no jogo”, disse o preparador.

“E o grande segredo para que o atleta desenvolva essa intensidade no jogo é que ele desenvolva a mesma intensidade no treino. Os treinamentos propostos pelo Marcelo são dessa forma. Dentro do treinamento a gente integra parte física, parte técnica, parte tática para que ele se desenvolva de forma completa. Então a gente faz no treino para que aconteça no jogo”, completou.

Para a comissão técnica, portanto, a formação mandada a campo no sábado foi um risco calculado. A expulsão de Laranjeira ainda no primeiro tempo prejudicou bastante a equipe, já que a deixou em desvantagem durante a maior parte do confronto.

Com mais titulares à disposição, Marcelo Cabo deve escalar uma equipe mais forte para tentar reverter o resultado e avançar à final. No próximo sábado, em São Januário, Vasco e Madureira vão se reencontrar, e o Cruzmaltino precisa de uma vitória simples para se classificar.

Fonte: UOL

Notícia anteriorNo #StarWarsDay, Vasco publica foto de Germán Cano: ‘Que a força esteja sempre com você’
Próxima NotíciaFotógrafo finlandês publica foto de crianças vascaínas em São Januário em 1999