Confira outros tópicos da entrevista coletiva de Marcelo Cabo após Vasco 1 x 0 Sampaio Corrêa

Ao vencer o Sampaio Corrêa por 1 a 0 nesta sexta-feira, o Vasco pela primeira vez emplacou dois triunfos de forma consecutiva na Série B 2021. O jogo foi de dois tempos distintos. A equipe de Marcelo Cabo foi bastante superior no primeiro tempo, mas perdeu fôlego na etapa final e não conseguiu contra-atacar com a mesma intensidade mostrada no início do duelo.

Em sua análise, Cabo afirmou ter observado uma evolução da equipe em relação ao jogo anterior, contra o Confiança (1 a 0).

– A gente fez uma partida muito consistente. Na última entrevista, falei que a gente pecou muito na intensidade e na entrega por conta não por culpa deles, mas pelos quatro jogos em nove dias. Hoje vimos um Vasco mais intenso, mais compactado e mais até organizado devido à recomposição que a gente tinha quando perdia a bola. Fiquei muito satisfeito com a evolução da equipe, pegamos um time que tinha um invencibilidade cinco jogos e com uma característica de jogo muito bem definida. A gente evoluiu do jogo passado para esse. Falei no jogo anterior que eu não estava feliz, que o time estava aquém do esperado – afirmou o treinador.

Marcelo Cabo deu resposta seca quando questionado a respeito de o time ter terminado o jogo com 31% de posse de bola. Disse que a torcida certamente prefere os triunfos à posse de bola.

– Sampaio Corrêa ficou com a posse de bola, e a gente ficou com os três pontos. Nos jogos em que perdi em casa, a nossa posse de bola foi maior. Foi uma estratégia que elaboramos e vencemos. O Vasco não começou bem a Série B, mas tenho certeza que vai terminar com o acesso. Hoje o Vasco é uma equipe muito equilibrada, equipe que não leva gols e está muito organizada. No momento de a gente propor, a gente vai propor. Se tiver que escolher entre a posse e vencer o jogo, eu vou escolher a vitória.

Ao ser perguntado sobre a evolução defensiva do Vasco, que chegou a dois jogos sem sofrer gols, Cabo tratou de elogiar o sistema como um todo, estendendo as palavras ao centroavante Germán Cano.

-Fico muito feliz em ver a solidez defensiva do Vasco. O Ernando e o Castan foram muito bem nos últimos jogos. Mas eu tenho também que começar a elogiar o Cano. A marcação começa lá na frente pelo Cano. A entrega do Cano e do Marquinhos Gabriel são muito grandes dentro daquilo que a gente treina e estuda. Eles fazem a primeira pressão na bola, temos a segunda linha bem posicionada e a linha de quatro, defensiva, muito bem.

Confira outros tópicos:

Time vai jogar mais em contra-ataques?

– O Vasco vai ter comportamentos conforme o adversário. Hoje, nós pegamos um adversário que, diante das 20 equipes da Série B, é a melhor equipe que trabalha em transição. Conheço bem o treinador deles, que era da Portuguesa daqui do Rio. É uma equipe que joga em contra-ataque. Quero aproveitar e parabenizar minha equipe de análise de desempenho, meus auxiliares que estudaram bastante junto comigo e entenderam a fórmula de uma equipe que está no G-4 e joga de uma forma muito bem definida.

– Eles têm dois extremos de muita velocidade e trabalham no erro, desequilíbrio e desorganização do adversário para que eles possam fazer a transição. Nos últimos cinco jogos, todos os quatro que o Sampaio ganhou foi dessa forma. Futebol a gente trabalha em cima de dados e estratégia. A gente trocou hoje. Deixamos a bola com o Sampaio e ficamos com os três pontos porque eles têm um pouco de dificuldade na construção do jogo, haja vista que o nosso gol saiu da estratégia de deixar a bola com eles. Roubamos a bola, fizemos a transição e o gol. A gente inverteu hoje: deixamos a bola com o Sampaio, marcamos no segundo terço pressionando onde a bola entrava no segundo terço.

Elogios a Ernando e a todos os zagueiros

– Quando a gente trouxe o Ernando, a gente tinha muita convicção nele. É um jogador com histórico do Inter de Porto Alegre, Goiás, Bahia, que teve quase 60 jogos no ano passado entre Série A, Copa do Brasil e Copa do Nordeste. Ele chegou aqui com poucas férias e quero parabenizar a equipe do departamento científico que trabalhou e deixou o Ernando muito bem. O retorno do Castan encaixou bem. A gente tem muita convicção no nosso trabalho e nos nossos zagueiros: os dois que jogaram hoje, o que tá na seleção olímpica, temos os jovens Ulisses e Miranda, além dos bons zagueiros da base que a gente está olhando como o Zé Victor e o Menezes.

– É um trabalho do Vasco. Hoje tínhamos 10 jogadores da base no banco de reservas e quatro com média de 20 anos que começaram o jogo. Esse é o trabalho de reformulação do Vasco em que os jogadores vão ganhando “punch” e evoluindo. Gostei muito da entrada do Riquelme na segunda linha no final para ter a transição e dobrar do lado esquerdo, me deu uma boa opção. A gente vai trabalhando para que a gente possa evoluir dentro da competição. Agora a gente está bem pertinho do G-4, um ponto, e vamos trabalhar bem nesses dois jogos para entrar no G-4.

Cabo enumera chances do Vasco

– Não me lembro de nenhuma defesa do Vanderlei que disséssemos que foi a grande defesa do jogo. O Sampaio Corrêa teve uma grande defesa do Mota num chute do Cano, outro grande chute do Marquinhos Gabriel que o rapaz tirou na frente do goleiro, a cabeçada do Léo, que tirou em cima da linha, e o lance que o Riquelme poderia ter ampliado no último minuto. Tudo que a gente elaborou e estudou de estratégia conseguiu colocar nesse jogo e, o mais importante, sair com os três pontos. Quero parabenizar toda equipe de análise de desempenho e meus auxiliares por terem feito um estudo minucioso dessa boa equipe do Sampaio que só tinha perdido um jogo no campeonato: para o Operário fora de casa. A gente sabia que ia pegar uma equipe muito bem organizada dentro da proposta, só que a gente conseguiu quebrar a proposta deles e sair com a vitória.

Cabo destaca dados que julga relevante na vitória

– A gente estava muito preocupado de eles nos surpreenderem dentro da plataforma de jogo deles. E nos neutralizamos o melhor ponto deles. Hoje a equipe sai sem tomar nenhum cartão amarelo, tínhamos jogadores pendurados. Ganhamos pela segunda vez uma equipe que estava no G-4. Já havíamos vencido o CRB. É o segundo jogo consecutivo sem levar gols. É a consolidação de um esquema que estamos adotando. Vestir a camisa do Vasco é essa entrega. Tenho certeza que o torcedor do Vasco terá um fim de semana muito alegre. Estamos a um ponto do G-4 e vamos fazer de tudo para entrar e não sair mais.

Bruno Gomes poupado estrategicamente

– Estratégia nossa de não levar para o jogo. Ele tem um julgamento na segunda-feira e a gente precisava dar tranquilidade e sequência para ele nesse trabalho temos feito internamente para que o Bruno, logo, logo, possa estar com a gente. Foi uma estratégia nossa, do departamento de futebol junto comigo, para que a gente não trouxesse o Bruno para esse jogo e preservasse ele, para a gente ver o que vai acontecer no julgamento de segunda-feira e traçar uma nova sequência para o Bruno.

Gol no primeiro minuto não surpreende Cabo

– Não me surpreendeu porque foi uma estratégia que a gente tinha treinado durante a semana. Não me surpreendeu. As pessoas às vezes acham que marcar pressão é estar lá em cima da bola, tirar o tiro de meta, mas não. A pressão depende do setor que é estudado, que a gente entende que vai entrar a bola e a gente começa a pressionar. Hoje foi muito bem o que a gente treinou, fizemos o gol com essa elaboração. O que eu mais fico feliz é que a equipe venceu, jogou bem esteve organizada o tempo todo. Houve uma entrega muito grande. O conjunto da obra corrobora com a nossa boa vitória hoje. Então, não me surpreende de maneira nenhuma e também o comportamento na sequência do jogo.

Léo Jabá disponível para pegar o Coritiba, na terça

– O Léo realmente teve esse imbróglio com o PAOK e foi liberado para resolver. Só para informar e tranquilizar a nossa gigantesca torcida, ele já treinou hoje, tem a sequência e vai estar disponível para o jogo de terça-feira. Queria parabenizar o nosso departamento de futebol e o Alexandre Pássaro, porque o contrato que o Vasco fez com o PAOK deixa o Vasco muito seguro. A gente sempre esteve tranquilo com esse retorno do Léo. Ele foi simplesmente liberado para resolver a situação junto com seu agente. Ele já treinou hoje, mantém a sequência com a gente e vai estar disponível para o jogo de terça-feira.

O que planejam para os próximos dois jogos

– Nós vamos ter uma sequência de confrontos contra times que estão no G-4 e a gente sempre diz que são jogos de seis pontos. Hoje vencemos o primeiro, que foi o Sampaio. Não vai ser diferente diante do Coritiba e do Náutico. Dentro de uma ideia de leitura e do estudo que a gente vai fazer do adversário, o Vasco vai buscar a vitória dentro e fora de casa. É aquela tônica da Série B: vencer em casa e pontuar fora. É isso que a gente vai buscar fazer. Tivemos a sequência dos últimos cinco jogos em que conseguimos nove pontos e estamos com um aproveitamento muito bom, mas sempre buscando ter um aproveitamento melhor. Temos que saber jogar contra aquele adversário direto, entender e estudar ele.

Fonte: ge

Notícia anteriorMarcelo Cabo: ‘Hoje vimos um Vasco mais intenso, mais organizado e compactado’
Próxima NotíciaAssista à íntegra da entrevista coletiva de Marcelo Cabo após Vasco 1 x 0 Sampaio Corrêa