Em 1981, com Zagallo como técnico, Vasco goleou o Londrina por 6 a 1, com 3 de Dinamite

O Vasco não vive bom momento na Série B e segue com campanha muito irregular, mas o próximo adversário traz boas lembranças. Na quarta-feira, às 21h30 (de Brasília), em São Januário, o time de Lisca pega o Londrina, pela última rodada do primeiro turno da competição.

No último duelo entre os clubes no Rio de Janeiro, realizado há 40 anos, no Maracanã, os cariocas registraram a maior goleada do confronto com direito a show de Roberto Dinamite: 6 a 1.

O jogo disputado em 12 de fevereiro de 1981, válido pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro do ano em questão, teve de tudo. Gosto de troco, hat-trick de Dinamite, gol de Rosemiro à lá Pelé, e o hoje nonagenário Zagallo no banco de reservas.

Três gols de Roberto, o maior artilheiro do Brasileiro

Recordista de gols no Campeonato Brasileiro com 190, Roberto Dinamite, o maior ídolo da história vascaína, foi a grande figura daquela goleada. Fez belo gol de cabeça aos 18 do primeiro tempo, anotou outro de falta em que o goleiro Jorge só acompanhou com o olho quatro minutos depois e fechou a conta aos 40 da etapa final, de pênalti.

Gol à la Pelé (veja no vídeo acima)

O quinto gol do Vasco foi marcado à la Pelé. Já escutou aquela história que o Rei do Futebol era tão bom que até tabelava com os adversários? Pois é, o lateral-direito Rosemiro invadiu a área, buscou o companheiro com passe, mas o zagueiro rival devolveu de forma generosa. Aí não teve como perdoar, e ele marcou sem qualquer esforço.

Troco após eliminação no Brasileirão de 1977

Embora a goleada não surpreenda ninguém, visto que o Vasco terminou como o líder e o Londrina na condição de lanterna do Grupo A do Brasileirão 1981, aquela vitória no Maraca foi um troco após eliminação traumática no Brasileiro de 1977, que terminou em 1978.

Em 19 de fevereiro de 1978, Vasco e Londrina se enfrentaram em duelo decisivo que valia vaga na semifinal. Os paranaenses podiam perder por um gol de diferença, mas, mesmo com os cariocas precisando de um saldo de dois gols, a torcida vascaína quebrou o recorde de público da história de São Januário, números que se sustentam até hoje, com 40.209 pagantes. O Tubarão, porém, foi superior e venceu por 2 a 0, marcando um gol em cada tempo.

Zagallo no banco de reservas

Com 90 anos completados na última segunda-feira, Zagallo é das figuras mais importantes do futebol mundial e do Rio de Janeiro. Mas curiosamente o Vasco é o único clube grande da cidade pelo qual nunca conquistou títulos oficiais. Na goleada sobre o Londrina, o Velho Lobo, à época nem tão velho assim (tinha 50 anos), estava no banco de reservas do clube de São Januário.

Iniciou sua passagem pela Colina no dia 13 de agosto de 1980, às vésperas de duelo amistoso com o Bologna, da Itália. Embora já tivesse sido anunciado, quis juntar-se ao grupo naquela quarta-feira devido ao fato de 13 ser o seu número da sorte. No dia seguinte, no Estádio Fiorita, em Cesena, Paulo César Caju garantiu a vitória por 1 a 0.

Até conseguiu resultados expressivos, mas perdeu o estadual de 80 para o Fluminense. No Brasileiro do ano seguinte, veio a goleada sobre o Londrina e classificações com certo conforto, inclusive diante do Tricolor, mas o time de Zagallo caiu nas quartas de final diante da Ponte Preta.

No Carioca do mesmo ano, despediu-se após derrota para o Americano por 1 a 0, no dia 28 de junho, pela nona rodada da Taça Guanabara. A demissão foi confirmada dois dias depois. Deixou o clube com 44 vitórias, 14 empates e 10 derrotas (de acordo com número retirados do site futebol80.com.br).

Zagallo voltou à Colina em agosto de 1990, mas, após eliminação na Libertadores e uma campanha recheada de empates, o Velho Lobo não prosperou com a Cruz de Malta.

Fonte: GloboEsporte.com

Notícia anteriorVasco parabeniza a cidade de Teresina, que completa 169 anos
Próxima NotíciaDiretoria do Vasco aceita acordo com o Atlético-MG e receberá menos pela venda de Marrony