Beach Soccer: Com vascaínos, Seleção Brasileira enfrenta a Suíça nesta 6ª-feira na estreia da Copa do Mundo

Hulk, esmaga! A frase é popular, mas não estará atrelada aos filmes de super-heróis ou ao atacante do Atletico-MG. Desta vez, será de Edson Hulk, atacante da seleção brasileira de futebol de areia, a responsabilidade de trazer o hexacampeonato mundial para o Brasil. O atacante é esperança de gols, vitórias e de título na Copa do Mundo disputado em Moscou, na Rússia, entre os dias 19 e 29 de agosto.

A Copa do Mundo de futebol de areia será a 21ª edição da principal competição do esporte, sendo a décima organizada pela Fifa. O evento aconcerá no Complexo Olímpico Luzhniki, no distrito de Khamovniki, em Moscou. A arena tem capacidade para cinco mil torcedores, mas a Fifa anunciou que a capacidade será limitada para três mil devido aos protolocos de segurança para combate da Covid-19.

Ao todo, as seleções estão dividas em quatro grupos, com Rússia, Brasil, Portugal e Taiti de cabeças de chaves. Os dois melhores de cada avançam para as quartas de final, onde disputarão o mata-mata até definir o campeão. O brasileiro Lucas Estevão, de 35 anos, será o único brasileiro na competição.

Grupo A: Rússia, Japão, Paraguai, Estados Unidos
Grupo B: Taiti, Emirados Árabes Unidos, Espanha e Moçambique
Grupo C: Brasil, Bielorrússia, El Salvador e Suíça
Grupo D: Portugal, Omã, Senegal e Uruguai

O primeiro confronto da seleção brasileira é contra os suíços no dia 20 de agosto, às 14h30 (de Brasília). O confronto, inclusive, reedita a final da Copa do Mundo de 2009. Na ocasião, a Seleção Brasileira venceu a Suíça por 10 a 5 e ficou com o título.

O segundo jogo é contra El Salvador no dia 22, às 13h (de Brasília), e a última partida da fase de grupos é contra a Bielorrússia no dia 24, às 14h30 (de Brasília). A decisão será no dia 29 de agosto.

Quem são os convocados?

O técnico Gilberto Costa anunciou a convocação da seleção de futebol de areia para a Copa do Mundo da Rússia. Entre eles, destaque para o Vasco, que teve três atletas defendendo as cores do Brasil, assim como o treinador cruz-maltino, que fará parte da comissão técnica. Confira:

Goleiros: Bobô, Mão, Rafa Padilha
Defensores: Antonio, Catarino, Datinha, Filipe, Luis Henrique
Atacantes: Alisson, Edson Hulk, Mauricinho, Rodrigo, Zé Lucas

Os representantes do Vasco no Mundial de Beach Soccer são os seguintes jogadores: Catarino, Mauricinho e Lucão. Além deles, o treinador Fábio Costa fará parte da comissão técnica da seleção na disputa do torneio da Rússia em agosto.

Hulk, esmaga!

O apelido chama a atenção. O futebol, também. Edson Hulk, que tem 27 anos e é natural de Touros, foi um dos destaques da seleção brasileira nas Eliminatórias Sul-Americanas e vem embalado após brilhar na sua primeira competição oficial e marcar dois gols na decisão diante do Uruguai, na decisão.

Hulk foi artilheiro do torneio, com nove tentos ao todo. Emocionado, o ‘novato’ da Canarinho dividiu o mérito da façanha com os demais companheiros de equipe. Ele está convocado para a Copa do Mundo de futebol de areia.

“Estou muito feliz com o título. Estamos de parabéns, pois lutamos muito por essa conquista. Mais feliz ainda por ter terminado como artilheiro da competição. É muito emocionante viver esses momentos em minha primeira competição com a camisa do Brasil”, destacou Edson Hulk.

Como o Brasil classificou?

O Brasil se classificou para a Copa do Mundo após conquistar, pela nona vez, o título das Eliminatórias Sul-Americanas de Futebol de Areia. O torneio foi disputado no Parque Olímpico, no Rio de Janeiro, quando a seleção brasileira venceu o Uruguai por 3 a 1 com dois gols de Edson Hulk e um de Zé Lucas.

O passaporte para Moscou, porém, foi assegurado na semifinal, quando a Seleção derrotou a Colômbia e garantiu uma das três vagas cedidas para o Mundial via Eliminatórias Sul-Americanas.

“Esse grupo está de parabéns. Trabalharam muito para colocar o Brasil na Copa do Mundo e fizeram uma grande competição. Agora eles merecem celebrar essa conquista dupla, a vaga brasileira na Copa e o título das Eliminatórias”, exaltou Gilberto, técnico da Canarinho.

Como foi a preparação?

De acordo com o site oficial da CBF, o elenco brasileiro iniciou seu período de preparação no dia 4 de agosto, mesmo com um grupo reduzido. Por conta das finais das principais competições europeias, o técnico Gilberto Costa contou com apenas cinco atletas nos treinos em Copacabana, que se estenderam até o dia 7, quando a delegação embarcou para a Rússia.

Com o término das competições no Velho Continente, os jogadores convocados que estavam defendendo seus clubes foram ao encontro do grupo, que utilizará o Centro de Treinamento do clube BSC Kristall, na cidade de São Petersburgo, para fazer seu período de treinos em solo russo. A estrutura da Nova Arena será a base brasileira até o dia 16 de agosto.

“Foi um ano atípico e desgastante para os atletas. Todos vêm de uma batida muito forte de jogos, quase todos decisivos, o que gera ainda mais desgaste. Então esse período de treinos aqui em São Petersburgo será importante para trabalharmos não só a parte tática com o Gilberto (Costa, técnico), mas também toda a parte de prevenção de lesões e fortalecimento muscular. Os atletas se apresentaram em ótimas condições e tenho certeza que seguirão assim para fazermos um excelente torneio”, analisou Fábio Costa, preparador físico brasileiro.

Fonte: O Globo Online

Notícia anteriorE-Sports: Vasco enfrenta Havan Liberty pelo BB Game Series de Wild Rift
Próxima NotíciaCuiabá não pretende liberar Walber; Vasco ainda tenta 2 outros reforços