Vasco tem mais rodadas fora do G4 em 2021 do que em todas as outras participações somadas

O Vasco perdeu para o Operário no último sábado, data em que comemorou seu aniversário de 123 anos. Derrota que fez com que o número de rodadas fora da zona de classificação para a elite do futebol nacional nesta edição da Série B ultrapassasse as suas outras três participações somadas.

Este ano, o clube de São Januário chegou a entrar no G-4, em agosto, após vitória sobre o Vila Nova, mas acabou ultrapassado no dia seguinte. Desta forma, são 20 rodadas – todas deste ano – sem figurar entre os quatro primeiros do campeonato. Em todas as demais oportunidades em que o time disputou a Segunda Divisão, foram 19 rodadas fora do grupo de acesso.

O momento é crítico. O técnico Lisca clama por reforços, e os próprios jogadores deixam claro o clima de tensão. Logo após a derrota para o Operário, o volante Andrey proferiu palavras fortes ao deixar o gramado e ser questionado sobre a situação do clube na Série B:

– Uma m…, uma bosta – desabafou o jogador.

Fora do vestiário, o clima também está longe do ideal. No domingo, os muros de São Januário amanheceram com pichações e ameaças a jogadores e dirigentes. Na véspera, aniversário do clube, ocorreu um protesto em frente à sede em que o alvo principal foi o presidente Jorge Salgado.

2009

Em sua primeira participação na Série B, o Vasco da Gama ficou abaixo dos quatro primeiros colocados em nove oportunidades – rodadas 1, 2, 7, 8, 9, 10, 11, 13, 14. A partir da rodada seguinte, não saiu mais da zona de classificação.

Na 20ª rodada, o Vasco era o líder da Série B em 2009, com 42 pontos (14 a mais que em 2021). Após vencer por 1 a 0 o Brasiliense na Boca do Jacaré – gol de Ramon -, o clube carioca terminou a disputa da Segunda Divisão daquele ano na primeira colocação, com 76 pontos. Foi a única vez que o clube subiu conquistando o título.

2014

Com o seu segundo rebaixamento, o Vasco teve a pior participação em número de rodadas fora do G-4 até a edição atual. Foram 10, uma a mais que na primeira participação – rodadas 1, 2, 3, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13. Depois disso, não deixou mais a zona de classificação para a Série A.

Já em 2014, o Vasco figurava na quarta posição ao fim da 20ª rodada, após vencer o América-MG por 3 a 2 no Independência, gols de Thalles, Douglas Silva e Rodrigo. O time chegou aos 35 pontos naquela ocasião, sete a mais do que na edição atual, na qual amarga uma sequência de três derrotas (para Remo, Londrina e Operário) e tem dificuldades para chegar às quatro primeiras posições da tabela.

Em 2014, o Vasco terminou o campeonato com 63 pontos em 3°, um ponto a mais que o 4° colocado Avaí.

2016

Apesar de correr riscos na última rodada, contra o Ceará no Maracanã, precisando virar o placar com dois gols de Thalles para conseguir o acesso naquele ano, a campanha de 2019 foi a mais “tranquila” do Vasco quando se trata de rodadas fora do G4. O clube esteve no pelotão de acesso em todas as 38 rodadas do campeonato.

Ao fim da 20ª rodada daquele ano, o Vasco era o líder do campeonato e somava 40 pontos após empate em 1 a 1 com o Sampaio Corrêa. Eram 12 pontos a mais que na edição atual. O time encerrou o torneio novamente em terceiro lugar.

Próxima Rodada

Na atual edição da competição, o Vasco é apenas o 11ª colocado na Série B, com 28 pontos, cinco a menos que o quarto colocado Avaí. O Vasco retorna a campo contra a Ponte Preta em São Januário, no próximo domingo, as 16h (horário de Brasília).

Fonte: ge

Notícia anteriorJuniores: Vasco fecha contratação do atacante Guilherme Cachoeira
Próxima NotíciaClubes da Série B podem inscrever novos jogadores até o final de setembro