Vasco tem aproveitamento de líder da Série B com Leandro Castan e de lanterna sem ele

– Nosso time é bom pra caramba. Não deixa lá fora influenciar aqui dentro. Se eu pudesse escolher um lugar para estar hoje, eu escolheria estar aqui. Fiquei esse tempo de fora e foi f… irmão. Queria estar aqui com vocês e hoje rapaziada, pode acreditar, é um por um. É nossa vida estar jogando aqui hoje. Léo, se tu errar, eu vou te cobrir, irmão. Pec, se tu errar, eu vou te cobrir. E tem que ser assim, um time, porque a gente vai chegar lá em cima ainda. Eu acredito nisso!

Foi com esse discurso, registrado pelas lentes da Vasco TV, que Leandro Castan inflamou seus companheiros antes do duelo contra a Ponte Preta, vencido pelo Cruz-Maltino. A vitória encerrou uma série de três derrotas consecutivas na Série B, na qual o capitão não esteve presente. Ao retornar, o time volta a vencer, ressaltando que a importância do experiente zagueiro vai muito além das palavras motivacionais antes da bola rolar.

Os números do Vasco com Leandro Castan em campo renderia a liderança da Série B para o Cruz-Maltino. O capitão disputou 14 das 21 rodadas da competição. São oito vitórias, três empates e três derrotas, 27 pontos conquistados em 42 disputados, aproveitamento de 64,2%. O Coritiba, líder do campeonato, possui 61,9% de aproveitamento.

Sem a presença de Leandro Castan, o Vasco tem aproveitamento de 19%, inferior ao do Confiança, que tem 20,6% e é o lanterna da Série B. Foram sete jogos sem o capitão, com apenas uma vitória, um empate e cinco derrotas, quatro pontos em 21 possíveis. O também experiente Léo Matos, reconheceu a importância do companheiro de zaga, ressaltando principalmente a liderança do zagueiro em campo.

– Dentro de campo, o Castan acrescenta na experiência e qualidade. É um jogador que se impõe fisicamente. O grupo todo sente muita falta da liderança dele. Logicamente temos alguns jogadores experientes, mas nenhum com a voz ativa que ele tem dentro do grupo. Quando ele não está presente, faz muita falta. Graças a Deus ele voltou rápido dessa última lesão e nos ajudou nesse último jogo – declarou o lateral-direito ao site oficial do clube.

Os números também indicam que o Vasco fica muito mais fragilizado defensivamente sem Leandro Castan na zaga. Nos 14 jogos em que esteve em campo, o time sofreu 11 gols e passou seis jogos sem ser vazado. Já sem o capitão, foram 12 gols sofridos em sete jogos, média de quase dois por partida.

COM CASTAN SEM CASTAN
RODADAS 14 7
VITÓRIAS 8 1
EMPATES 3 1
DERROTAS 3 5
PONTOS 27 4
GOLS SOFRIDOS 11 12
JOGOS SEM SER VAZADO 6 NENHUM
APROVEITAMENTO 64,2% 19%

VASCO SEM CASTAN NA SÉRIE B

1ª rodada: Vasco 0 x 2 Operário
2ª rodada: Ponte Preta 1 x 1 Vasco
3ª rodada: Brasil-RS 1 x 2 Vasco
4ª rodada: Vasco 0 x 2 Avaí
18ª rodada: Remo 2 x 1 Vasco
19ª rodada: Vasco 1 x 2 Londrina
20ª rodada: Operário 2 x 0 Vasco

Fonte: Esporte News Mundo

Notícia anteriorArthur Sales foi o 14º cria a ser vendido desde 2010 sem completar 100 jogos no profissional
Próxima NotíciaDesigner do Vasco, Marcelo Azalim fala sobre a nova versão do escudo do clube