Camisas Negras divulga nota sobre artigo que defende que o Vasco não lutou contra o racismo no futebol

Camisas Negras

NOTA OFICIAL DO CAMISAS NEGRAS

O Camisas Negras vem a público repudiar a publicação do Sr. Ricardo Pinto dos Santos no site Ludopedio (01/09/2021).
Este senhor infelizmente trabalhou no Centro de Memória do Vasco até 2014, mesmo sendo torcedor declarado do rival da Gávea. No texto ele afirma que nenhum clube grande do Rio lutou efetivamente contra o racismo, faltando descaradamente com a verdade e emitindo um conceito parcial e afastado da realidade dos fatos.
Como se sabe o C. R. Vasco da Gama lutou sim contra o racismo e em virtude disso foi perseguido pelos seus rivais da Zona Sul, tendo até de disputar um campeonato à parte daqueles que pregavam a discriminação e defendiam ideias racistas.
Existe farta documentação sobre estes episódios, como a Carta Histórica do presidente do Vasco na época, Sr. José Augusto Prestes, e para acabar com qualquer dúvida existe o livro “Negro no Futebol Brasileiro”, escrito por um notório autor rubro-negro, Mário Filho, onde estes fatos são relatados sem dó nem piedade!
O Camisas Negras vê a publicação do infeliz missivista, publicada no site Ludopedio, como um atentado à verdade, um desrespeito àqueles que lutaram contra o racismo naquela época e uma afronta ao Club de Regatas Vasco da Gama.
O Camisas Negras conclama a todos que são contra qualquer tipo de discriminação, que lutam contra o racismo, para condenarem de maneira cabal alguém que escreve um texto com o objetivo de ocultar a verdade dos fatos ocorridos no nosso passado e que deram ao futebol brasileiro a chance de ter um Pelé jogando para o mundo inteiro!

Fonte: Facebook Camisas Negras

✠ ✠ ✠ Escreva um comentário ✠ ✠ ✠