VP de história e responsabilidade social Horacio Junior fala sobre galeria do Vasco no eMuseu do Esporte

Um dos mais lindos capítulos da história do Club de Regatas Vasco da Gama será contado de forma inovadora, interessante e, certamente, inesquecível. Para o clube que se notabilizou pelas inúmeras conquistas dentro e fora do campo é importante resgatar, valorizar e preservar momentos que o tornaram referência esportiva e social. Por isso, em parceria com o eMuseu do Esporte, o Vasco ganhou nesta quarta-feira (08/09) um espaço virtual exclusivo para contar os feitos dos “Camisas Negras”.

Este será o tema principal abordado na galeria com navegação em 3D, que o Clube passará a ter dentro do eMuseu, iniciativa que tem como objetivo celebrar a memória do esporte e seu legado em um formato inovador e colaborativo. O patrocínio do projeto do eMuseu do Esporte é da Enel Distribuição Rio, em conjunto com a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Rio, por meio da Lei de Incentivo do Esporte, do Governo Estadual.

“Nesse projeto decidimos contar a história de um recorte temporal muito importante para o Vasco da Gama. As primeiras esquadras, a história dos Camisas Negras, com um foco especial nos atletas que venceram os campeonatos de 1923 e 1924. Detalhamos todo o processo de exclusão que resultou na Resposta Histórica e como isso está diretamente ligado à construção de São Januário. Decidimos contar essa história na plataforma do eMuseu pensando principalmente no torcedor off-rio. É uma história linda de luta contra o racismo e o preconceito social que deve estar ao alcance de todos”, declara Horácio Junior, Vice-Presidente de História e Responsabilidade Social do Vasco.

Com o uso de fotos, documentos originais e vídeos, a galeria do Gigante da Colina no eMuseu vai explorar em detalhes o período entre os anos 1922 e 1927, quando o Clube se consolidou como uma das forças do futebol nacional, não só pelas conquistas dos títulos cariocas em 1923 e 1924, mas principalmente por sua luta contra a discriminação racial no esporte, forte naquela época, e infelizmente ainda presente nos dias atuais. Ao se recusar a aceitar a determinação para não utilizar atletas negros, pobres e/ou analfabetos em sua equipe de futebol, o Vasco da Gama marcou para sempre a história do esporte.

Além de visitarem a galeria 3D do Vasco, os torcedores cruzmaltinos poderão explorar outra funcionalidade exclusiva do eMuseu: a criação de suas próprias coleções de acervos digitais, como explica Bianca Gama Pena gestora do eMuseu do Esporte:

“O portal do eMuseu disponibiliza para todo torcedor a possibilidade de cada um contar a sua história e compartilhar seu acervo com o mundo, dentro ou fora de uma coleção existente. O eMuseu dá voz a todos os fãs do esporte.”

O eMuseu do Esporte

Com o apoio de colecionadores, o eMuseu do Esporte já conta com dez galerias virtuais permanentes em uma plataforma 3D: Enel; Confederação Brasileira de Atletismo (CBAT); Confederação Brasileira de Basketball (CBB); Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa); Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM); Comitê Brasileiro do Esporte Master (CBEM); Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB); Museu Galeria Olímpica, Desporto Militar e Comitê Olímpico do Brasil. Esses espaços contam com tour virtual com a exposição de acervos digitais inéditos, possibilitando experiências imersivas aos participantes. Os amantes do futebol também podem se encantar com duas exposições muito especiais: “Pelé 80 anos” e “Maracanã 70 anos”.

O eMuseu do Esporte é uma realização da startup Gama Assessoria, em parceria com a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), através da Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Sociais e Cooperativas Sociais (ITECS).

Acompanhe e compartilhe as nossas postagens nas redes sociais, siga o perfil do Instagram, @emuseudoesporte_oficial e curta a nossa página no Facebook.

Fonte: Site oficial do Vasco

Notícia anteriorEx-diretor do Centro de Memória do Vasco fala sobre a luta do clube contra o racismo no futebol; confira
Próxima NotíciaEx-diretor do Centro de Memória do Vasco fala sobre a luta do clube contra o racismo no futebol; veja vídeo