Vasco teve a 2ª pior defesa da Série B 2021 e quase dobrou seu número de gols sofridos na comparação com 2009

No jogo de despedida da temporada, o Vasco perdeu para o Londrina por 3 a 0 e evidenciou a melancolia da trajetória do clube na Série B. Se chegou cotado como um dos candidatos ao acesso para a elite do Campeonato Brasileiro em 2022, terminou a temporada com frustração e com a pior campanha na competição, sem figurar ao menos uma vez no G-4.

A derrota na última rodada fez com que o Vasco concluísse o Brasileirão na décima colocação, com 49 pontos somados. Nas 38 partidas que disputou foram 13 vitórias, dez empates e 16 derrotas, com 43 gols marcados e 52 sofridos, a segunda pior defesa. Comparada às outras campanhas do clube na Série B, os números de 2021 figuram entre os piores.

O levantamento do Espião Estatístico ilustra como foi a trajetória do Vasco em todas as campanhas na Série B. Os números que mais chamam atenção são os da quantidade de gols sofridos e da quantidade de gols feitos, um desequilíbrio enorme entre ataque e defesa que culminou na permanência do clube na segunda divisão. Esta foi a única vez em que o clube não conseguiu o acesso para a Série A.

O clube enfrentou muitos problemas na temporada com troca de treinadores, elenco limitado e falta de sincronismo entre jogadores. A defesa também foi um deles. Com os 52 gols sofridos na Série B nesta temporada, ele teve a segunda pior defesa do campeonato. Em 2009, ano de melhor campanha da equipe na competição, foram apenas 29 gols sofridos. Quase a metade.

O declínio no returno foi evidente. A arrancada para garantir pelo menos uma colocação no G-4 era precisa, mas o Vasco conquistou apenas cinco vitórias em todo segundo turno. O clube terminou o campeonato com a 16ª campanha do período, com 21 pontos conquistados.

Como visitante, a campanha do time também deixou a desejar. Foram apenas quatro vitórias fora do Rio de Janeiro, além de seis empates e nove derrotas. Com 18 pontos conquistados em todo o campeonato, o clube de São Januário teve a 13ª campanha como visitante.

Com a permanência na Série B, o Vasco intensifica os trabalhos e planeja a próxima temporada. A ideia do clube é fazer uma reformulação em todo o departamento de futebol, com a saída e chegada de dirigentes, membros da comissão técnica e jogadores.

O diretor-executivo Alexandre Pássaro e o técnico Fernando Diniz saíram antes mesmo do fim da competição. O clube ainda busca substitutos. Além de um novo diretor, há negociação com Fernando Prass para o cargo de coordenador. O técnico Zé Ricardo está apalavrado, mas antes tem pendências e precisa resolver sua situação contratual com o Qatar SC.

Fonte: ge

Notícia anteriorNegociação com Zé Ricardo pode ‘travar’ após departamento financeiro pedir para reavaliar valores oferecidos ao técnico
Próxima NotíciaEspeculado no Vasco, executivo Alexandre Mattos já teria acertado com o Cruzeiro; confira vídeo