Osório afirma que Vasco já recebeu sondagens do mercado desde que sinalizou que poderia aderir à SAF

A diretoria do Vasco trabalha em três frentes para acelerar o quanto pode o processo para transformar seu futebol em sociedade anônima. Além das consultorias jurídica e de valoração da marca, em andamento, o clube tenta convencer opositores da necessidade de tomar o caminho, já escolhido por Botafogo e Cruzeiro, para sair da crise.

Na sexta-feira, o presidente Jorge Salgado esteve com duas lideranças de oposição: Julio Brant, cabeça da “Sempre Vasco”, segundo grupo mais numeroso no Conselho Deliberativo, e Luis Manuel Fernandes, grande benemérito. Nas conversas, defendeu a SAF como única opção para o cruz-maltino se livrar da asfixia financeira.

Salgado ouviu de Brant a sugestão de que o clube se abrisse para o recebimento de investimentos imediatos no futebol, que seriam vinculados à sociedade anônima a ser constituída posteriormente. A proposta foi rechaçada pela diretoria. Já Fernandes, favorável à SAF, pediu que a diretoria ofereça mais informações sobre a mudança antes de levar a discussão adiante.

— É uma pauta que está muito embrionária. O Conselho de Beneméritos levantou dez pontos para serem esclarecidos há um mês. Ainda não tivemos resposta — afirmou.

O clube aguarda o resultado das consultorias contratadas para dar mais detalhes do que espera com a SAF. A Veirano Advogados já terminou um parecer jurídico, sobre como a lei pode ser aplicada ao Vasco e ao tipo de endividamento do clube. Está agora debruçada na elaboração do estatuto da SAF. Já a KPMG faz a valoração de todos os ativos do Vasco que seriam repassados para a SAF — com esse estudo, o clube quer alinhar um número mínimo de investimento caso surja interessados na compra das ações.

De acordo com Carlos Roberto Osório, vice-presidente do clube, já ocorreram sondagens do mercado depois que o Vasco manifestou o desejo de aderir à SAF, em novembro passado.

— É natural, uma vez que o Vasco, dos cinco clubes nacionais do Brasil, é o único que sinalizou esse desejo.

Com os trabalhos das consultorias finalizados, o presidente Jorge Salgado deve convidar os outros poderes do clube para uma reunião em que apresentará um primeiro esboço de como imagina a implementação da SAF vascaína. O clube convidou membros do Conselho Deliberativo e beneméritos para acompanhar e opinar sobre o processo.

Ao sócio e ao torcedor em geral, a VascoTV deve produzir um programa em que Roberto Duque Estrada, vice-presidente do clube e membro do grupo executivo que participa das consultorias da SAF, explica com mais detalhes uma possível mudança.

Entrave estatutário

Paralelamente, o Vasco elabora reforma estatutária que preveja a possibilidade de o futebol ser transferido para uma sociedade anônima. Existem discordâncias internas sobre a necessidade de mudança no texto. Parte da diretoria defende que não é preciso. Outros pensam que é. Fernandes discutiu o tema com Salgado em sua conversa:

— O presidente sugeriu, e acho válido, que se antecipe a mudança referente à SAF no estatuto e depois se discuta as outras alterações.

Com a proposta de, inicialmente, ser o dono dos ativos da SAF, o clube efetivamente tenta adiantar o processo para ter condições de atrair bons investidores.

Porém, depois de elaborado o projeto — que deverá estipular qual será o percentual do clube nos ativos da SAF — o Vasco terá de votar a pauta tanto no Conselho Deliberativo quanto na Assembleia Geral.

Fonte: O Globo

Notícia anteriorDiretor do Avaí fala sobre a possibilidade de liberação de Matheus Barbosa para o Vasco
Próxima NotíciaBruno Nazário rescindiu com o Hoffenheim e vai assinar por 1 ano com o Vasco