Zé Ricardo, sobre a Série B: ‘Sabemos o que precisamos e o que temos de fazer’

O Vasco conta as horas para a estreia na Série B, às 19h da próxima sexta-feira, em São Januário, contra o Vila Nova. Depois de semanas livres de treinos de olho no principal objetivo do ano, o técnico Zé Ricardo projetou o primeiro passo do time na competição em entrevista coletiva na tarde desta quarta-feira, no CT Moacyr Barbosa.

– Esse período de treinamento foi bom para, além das questões táticas, preparar a cabeça e a mente para enfrentar um campeonato difícil como a Série B. Sabemos o que precisamos e o que temos de fazer. Lógico que a competição vai dando mais contornos, mais sinais de onde nós precisamos atacar, mas o mais importante é a gente estar como a gente está. Também foi bom para trabalharmos um pouco mais, porque alguns atletas só agora conseguiram treinar. Até então haviam sido treinos curtos de preparação para os jogos e trabalhos regenerativos. Temos que enaltecer o que eles desempenharam, porque nos deram sabedoria para buscarmos um bom começo na competição. Estamos motivados, e é bom ver a motivação deles para fazermos uma boa estreia.

Confira outros trechos da entrevista coletiva de Zé Ricardo

Reforços disponíveis contra o Vila Nova?

Não sei se os que foram anunciados estarão em condição. Estamos contando muito com que está no campo treinando. Vamos esperar para ver se o clube consegue regularizar. Me parece que o Lucas Oliveira vai ter condição para sexta, mas acredito no que a direção coloca para a gente diariamente. Podendo contar com eles, ok. Precisamos de reforços, e o Vasco foi bem nas contratações porque mostraram que aqueles que foram bem nos estaduais merecem uma oportunidade aqui. Também há jogadores que têm potencial grande, e a gente quer que eles possam reconquistar essa confiança e colocar em prática tudo o que eles sabem.

Mais reforços para o Vasco

A gente vem conversando com a direção sobre as carências. Prefiro não falar de nomes, e sim valorizar os que estão aqui porque têm mostrado uma entrega enorme. E com a energia que a torcida vem passando, eles só podem entender isso como uma responsabilidade enorme. Então quando a gente fala de reforços tem que ter cuidado porque a equipe precisa se fortalecer, mas também gosto muito de valorizar quem está em casa e disponível.

Nenê e a carga de jogos

Na minha maneira de pensar, nada e ninguém é insubstiuível. Já tivemos grandes equipes com grandes ídolos que marcaram época e que por diferentes motivos precisaram ser substituídos. Temos que ver a força a do grupo. Tenho um carinho e uma admiração particular pelo Nenê, porque o que ele faz, pouquíssimos conseguem fazer. Isso me deixa com sentimento de admiração. Estamos conversando, mas não tem como participar de todos os jogos. Nem ele nem ninguém. Ele é nossa referência técnica. Quando o adversário pensa no Vasco, invariavelmente vai pensar no Nenê. Mas por opção técnica, física ou tática a gente vai precisar ter outras opções. Temos jogadores que vêm crescendo, como Nazario, Vitinho e outros da base que podem jogar por ali. Todos em algum momento mostraram essa capacidade. Na minha função eu preciso ser justo para indicar os caminhos e para que o Vasco seja favorecido.

Expectativa para a estreia

Agora é colocar em prática tudo o que trabalhamos nas últimas semanas. O Vila Nova vai impor dificuldades como todos os outros adversários. Serão jogos de altíssimo nível, e esperamos que nosso estádio seja um grande suporte para a gente começar bem a Série B. Vamos ter um clima de apoio, e espero que a gente corresponda, que a gente faça o torcedor embalar no entusiasmo que ele vem mostrando nos últimos jogos.

Análise dos reforços anunciados

Lucas Oliveira atuou muito bem pelo Bangu no Carioca fazendo função de ala, lateral e até de atacante. É uma necessidade nossa. É um jogador bem efetivo, pode jogar também como camisa 10. É questão de adaptação, e tenho impressão de que vai conseguir se adaptar bem. Não quero colocar pressão nele nem expectativa porque ainda é bem jovem, mas espero que tenha sucesso aqui.

Gabriel Dias eu conheci na minha passagem pelo Fortaleza e já tinha enfrentado ele. Tem versatilidade, pode atuar em três posições, como lateral-direito, zagueiro, que é a posição de origem, e primeiro volante. Isso é importante num campeonato tão duro como a Série B.

Zé Vitor e Eric e Palacios são jogadores quer tiveram grandes momentos. Eric e Zé mais atuais, foram artilheiros e principais destaques dos campeonatos Gaúcho e Catarinense. Palacios vem se destacando desde o Unión Española e foi convocado algumas vezes para a seleção chilena. Infelizmente não teve bom momento no Inter, e pelas informações que tivemos, foi mais uma questão de adaptação. O clube espera fazer renascer nele tudo o que apresentou no Chile.

Acho que no futebol a gente não pode cravar nada. Jogadores experientes às vezes não conseguem render em grandes clubes. Com os jovens tem que ter cuidado para não criar muita expectativa, mas de uma forma geral, pelas credenciais deles, o Vasco acertou nas contratações.

Fonte: ge

Notícia anteriorConfira foto de Palacios na chegada ao CT Moacyr Barbosa
Próxima NotíciaJá foram vendidos 10 mil ingressos para Vasco x Vila Nova