Vasco subiu quando não perdeu na 1ª rodada da Série B; confira o retrospecto

Apesar da frustração da torcida vascaína pelo empate na estreia em casa contra o Vila Nova, o resultado tem um retrospectivo positivo ao Gigante da Colina. Em 2014, o time também ficou no 1 a 1 diante do América-MG na primeira rodada, em São Januário, e terminou aquela temporada festejando o acesso à elite nacional.

Ainda com base no histórico do clube, o simples fato de não sair derrotado de campo indica que o Cruz-maltino terá um bom Brasileiro. Além de 2014, o Vasco esteve presente em outras três edições edições da Série B e subiu em duas delas, vencendo sempre estreia. A única ocasião em que o acesso não se concretizou foi justamente quando houve um revés na primeira rodada, em 2021.

Na última temporada, a derrota por 2 a 0 para o Operário em casa deu início a pior campanha feita pela equipe no segundo patamar nacional. O Gigante da Colina somou 49 pontos e ficou apenas na 10ª colocação da Série B de 2021, quinze pontos distante do Avaí, que fechou o G-4.

Histórico favorável

Em 2009, o Cruz-maltino disputou a Série B pela primeira vez e contou com o gol de Rodrigo Pimpão para bater o Brasiliense por 1 a 0 na estreia. Passadas 38 rodadas, o time somou 76 pontos e consagrou seu retorno para a Série A com o título.

Da segunda vez, em 2014, o clube também ficou na igualdade por 1 a 1 em São Januário, assim como na última sexta (8). Na ocasião, o empate por 1 a 1 foi contra o Coelho. O acesso também veio, terminando a Série B na terceira colocação, com 63 pontos.

A maior vitória na primeira rodada veio justamente na única vez que o Vasco atuou longe de seus domínios. Em 2016, a goleada por 4 a 0 – com um gol de Riascos e três de Nene – sobre o Sampaio Correa, no Maranhão, foi o início da arrancada que garantiu 4 triunfos seguidos no começo do torneio e levou a equipe para de volta a Série A pela última vez. Ao todo, foram somados 65 pontos, que garantiram o terceiro lugar na tabela.

Confira todas as estreias do Vasco na Série B

2009 – Vasco 1 x 0 Brasiliense
2014 – Vasco 1 x 1 América-MG
2016 – Sampaio Correa 0 x 4 Vasco
2020 – Vasco 0 x 2 Operário
2021 – Vasco 1 x 1 Vila Nova

Fonte: UOL