Figura importante da política do Vasco, Arthur Sendas terá biografia lançada nesta 3ª-feira

Arthur Sendas foi um empresário completo. Ergueu um império a partir de um pequeno armazém em São João de Meriti. Conhecido principalmente pela rede de supermercados com seu nome — a maior do estado — ele tinha uma personalidade inesquecível. Conhecia funcionários pelo nome, visitava as lojas com frequência, conversava com clientes, colhia percepções e até servia água gelada e cafezinho grátis, prática que virou bordão Sendas. Arthur Sendas inovou o setor de serviços e se tornou uma figura cada vez mais carismática e admirada no país. Faleceu em 2008, em circunstâncias trágicas, deixando um enorme vazio.

O seu Arthur humano, empreendedor, torcedor fanático do Vasco, líder da Associação Comercial do Rio de Janeiro e da Associação Brasileira de Supermercados e devoto de São Judas Tadeu é retratado na biografia “Arthur Sendas, uma história de pioneirismo e inovação”, escrita por Luciana Medeiros, com prefácio do ex-ministro da Fazenda e embaixador Marcílio Marques Moreira. O livro, com pesquisa farta e fotos históricas, conta passagens importantes da economia nas últimas cinco décadas – dos saques e vandalismo no quebra-quebra de 1962 aos fiscais do Sarney, passando pelo Plano Real e finalmente a fusão com a rede Pão de Açúcar, então sua maior concorrente, em 2004. O livro será lançado dia 12 de abril pela editora Máquina de Livros e já está disponível nos melhores sites e livrarias e também no formato e-book, em mais de 20 plataformas digitais.

Pioneiro nas práticas de solidariedade e inclusão, criou a figura dos Marrequinhos, jovens aprendizes da periferia que tinham na Sendas seu primeiro emprego. Não apenas oferecia refeição aos funcionários, mas se sentava com eles. Muitas vezes esses encontros serviam para ensinar e inspirar a equipe, outras para colher feedbacks e implantar melhorias importantes nas lojas. Mas para além das suas lojas, seu Arthur ocupou importantes espaços na economia: foi do Conselho Monetário Nacional, do Conselho da Petrobras e Presidente da Associação Comercial do Rio de Janeiro, entre outras funções. Investiu em café, em negócios imobiliários e no Shopping Grande Rio, um de seus orgulhos.

“Seu Arthur nunca escondeu as origens na Baixada Fluminense, pelo contrário. Prestigiava São João de Meriti, investia em elevar o padrão de consumo da região – foi assim que nasceu o Shopping Grande Rio, o primeiro da Baixada com o padrão que, na época, era associado às classes A e B, à Barra da Tijuca”, explica a autora da biografia. “Estudou apenas até a 5ª série, mas tinha formidável intuição, impressionantes determinação e ousadia”.

A história contada por Luciana Medeiros presenteia o leitor com reflexões sobre consumo, hábitos, altos e baixos da economia, e grandes jogadas de negócios e da publicidade da época. Jogadas que também extrapolavam para o campo e os bastidores da política em São Januário. “O torcedor tem três estágios: normal, doente e estado de coma. Eu fui até o terceiro”, dizia. Referência até os dias de hoje para muitos que o conheceram de perto, Arthur Sendas e seu legado estão agora registrados nessa biografia ao alcance de todos.

Serviço:

Livro “Arthur Sendas – Uma história de pioneirismo e inovação”
Autora: Luciana Medeiros
Editora Máquina de Livros
320 páginas
ISBN: 978-65-00-40723-5
Preço: livro físico R$ 59,00 / e-book R$ 39,00
Lançamento: Terça-feira, 12 de abril, a partir de 19h
Local: Livraria da Travessa do Shopping Leblon (Av. Afrânio de Melo Franco 290, 2º piso, Leblon, Rio de Janeiro)

Fonte: Site da Baixada (texto), Site oficial do Vasco (foto)

Notícia anteriorEx-atacante Anderson Costa relembra sua passagem pelo Vasco; confira vídeo
Próxima NotíciaPré-Mirim: Vasco está em 2º lugar do Grupo A do Carioquinha Sub-07 e em 3º no Grupo A do Carioquinha Sub-08