Com 35 jogadores disponíveis no elenco, Vasco vem promovendo rodízio na Série B

Com um elenco inchado pelas contratações na temporada, seis delas seladas depois do Campeonato Carioca, o Vasco tem promovido um rodízio nos jogos da Série B do Brasileirão. As escalações do técnico Zé Ricardo pouco mudam, mas as opções no banco de reservas variam de jogo para jogo.

Na vitória sobre o CSA, por exemplo, Isaque foi relacionado pela primeira vez nesta Série B. E Luiz Henrique, que entrou aos 45 minutos do segundo tempo no lugar de Gabriel Pec, havia sido opção apenas no jogo da estreia, contra o Vila Nova. Os dois meias foram contratados no início da temporada.

Ao todo, o Vasco tem 35 jogadores no elenco principal, dos quais 30 já foram relacionados ao menos uma vez na competição. Com lesões que demandaram intervenção cirúrgica, Sarrafiore, Ulisses e Weverton Jesus não entram na conta porque a diretoria precisou contratar para supri-los.

O único jogador ainda não relacionados por opção foi o atacante equatoriano Jhon Sánchez. O Vasco também tem o meia Laranjeira, que se recupera de lesão um pouco mais grave desde antes da Série B.

O rodízio é uma solução encontrada pela comissão técnica para que todos os jogadores se sintam parte do grupo. Internamente, Zé Ricardo também costuma dar bastante importância ao desempenho nos treinos, o que tem influência no momento de fechar a lista com os 23 relacionados.

Titular na vitória de sábado, por exemplo, Getúlio sequer viajou com a equipe para Chapecó na terceira rodada. Por outro lado, o recém-contratado Zé Santos, que fez sua estreia justamente no empate com a Chapecoense, quando entrou no segundo tempo, desde então não foi mais relacionado. O centroavante que veio do Marcílio Dias é visto como um atleta empenhado, que ainda está se adaptando à rotina no Vasco e que, em breve, terá mais oportunidades.

Veja outros fatos sobre o rodízio:

– O Vasco relacionou três goleiros uma vez só: Thiago Rodrigues, Fintelman e Alexander contra o CRB.

– Banco na estreia contra o Vila Nova, Léo Matos não foi mais relacionado desde a chegada de Gabriel Dias.

– MT foi relacionado apenas contra o Vila Nova, quando não saiu do banco.

– Bastante utilizado no Carioca, Matheus Barbosa só passou a ser relacionado a partir do jogo contra a Chape (na ocasião, entrou nos acréscimos e jogou por um minuto).

– A vitória sobre o CSA foi o jogo com mais meio-campistas relacionados: 10.

Do elenco, Weverton, Edimar, Riquelme, Quintero, Anderson Conceição, Zé Gabriel, Yuri Lara, Bruno Nazário, Nenê, Andrey, Gabriel Pec, Raniel e Figueiredo foram relacionados para todos os seis jogos disputados até aqui.

Relacionados para 5 jogos – Thiago Rodrigues, Alexander, Zé Vitor, Getúlio e Gabriel Dias.
4 – Lucas Oliveira, Matheus Barbosa e Danilo Boza.
3 – Juninho, Vinícius e Palacios.
2 – Vitinho, Luiz Henrique, Fintelman e Erick.
1 – Léo Matos, MT, Zé Santos, Isaque e Halls.

Com a iminente volta de Erick, que está em fase final de recuperação de lesão na coxa e tem chances de enfrentar o Bahia, Zé Ricardo provavelmente vai ter que abrir espaço entre os 23 jogadores para o jogo da próxima segunda.

Depois de folga nos dois últimos dias, o Vasco se reapresenta nesta terça-feira, no CT Moacyr Barbosa, para dar início à preparação para o confronto contra o Bahia. A bola rola na segunda-feira às 19h.

Fonte: ge