Vasco terá contra o Bahia sua 12ª chance de terminar uma rodada no G4 desde o início da Série B de 2021

O Vasco enfrenta o Bahia neste domingo, em São Januário, com chances reais de entrar no grupo dos quatro primeiros colocados da Série B do Brasileirão. É hora de controlar a ansiedade no clube, que desde o ano passado vem colecionando frustrações quando está na porta do G-4.

Com 10 pontos, o Vasco está em sexto lugar. Para terminar a rodada no grupo de acesso, precisa vencer e torcer para o Grêmio não superar o Ituano, fora de casa, na segunda-feira.

Essa será a 12ª oportunidade do Vasco de entrar no G-4 desde o ano passado, quando encerrou o campeonato sem terminar uma rodada sequer entre os quatro primeiros colocados. Nessa conta, foram levadas em consideração todas as rodadas (com exceção da 1ª) em que havia a chance matemática de o clube assumir pelo menos a quarta posição.

O histórico recente causa ansiedade na torcida, o que acaba respingando nos jogadores. O técnico Zé Ricardo nas últimas entrevistas vem batendo justamente nessa tecla: a de segurar a euforia na tentativa de não perder o foco no principal objetivo, que é o acesso no fim do campeonato.

– Sabemos que a Série B é muito disputada, mas uma vitória contra o Bahia vai dar os três pontos, que é o que sempre buscamos. Continuo dizendo que temos que seguir nosso planejamento, consigo ver que estamos querendo muito acertar. Mais uma vez: não vamos subir na sétima rodada, temos que estar se possível dentro do G-4 sempre – disse ele na coletiva da última quinta-feira.

O discurso de Zé Ricardo ganha força no elenco. Jogadores, em diversas oportunidades, falaram que o atual elenco não pode levar para campo o peso do fracasso na Série B do ano passado.

– Existe toda essa pressão que vem do ano passado. Sinto que às vezes, mentalmente, o time peca por isso, misturando a pressão e entendimento do jogo. Isso afeta. Não culpo o torcedor, que está sofrendo há muitos anos e sofreu muito no ano passado. Mas acaba afetando, é algo que não é conosco. Estão falando que não entramos no G-4 há 40 rodadas. O que aconteceu no ano passado acabou – disse Nenê, na semana passada.

Este ano o Vasco já teve uma oportunidade de entrar no G-4, por exemplo. A equipe abriu a quinta rodada a um ponto do quarto lugar e precisava de uma combinação de resultados. Dois deles aconteceram – o Brusque perdeu para a Ponte Preta e o Náutico empatou em casa com o Guarani -, mas o Vasco não fez sua parte e ficou no 1 a 1 com o Tombense em Muriaé.

Veja todas as chances que o Vasco teve de entrar no G-4:

2021

6ª rodada – Time tinha sete pontos e estava a um do G-4, embora Coritiba, Sampaio Corrêa, Goiás, Guarani e Botafogo estivessem na sua frente, com oito. Precisaria vencer e torcer por uma combinação de resultados, mas perdeu por 2 a 1 para o Cruzeiro.

8ª rodada – Tinha 10 pontos e estava a dois pontos do G-4, com Brusque, Botafogo (ambos com 11), Operário e Sampaio Corrêa (ambos com 12) à sua frente. Precisaria vencer e torcer por outros resultados, mas perdeu para o Goiás na partida em que Bruno Gomes foi expulso aos cinco minutos.

10ª rodada – Tinha 13 pontos e estava a três do G-4. Precisaria novamente torcer por uma combinação de resultados. A maior parte aconteceu (tropeços de Brusque, Avaí, Goiás…), o Vasco venceu o Sampaio Corrêa por 1 a 0, mas só não entrou porque o CRB venceu o Botafogo em jogo que deveria terminar empatado. Ficou em quinto.

11ª rodada – A um ponto do G-4, bastava vencer o Coritiba fora de casa e torcer para um tropeço do CRB. O time alagoano perdeu, mas o Vasco só empatou o seu jogo. De quebra, ainda viu Operário, Avaí, Guarani e Sampaio Corrêa passarem à frente e caiu para oitavo na tabela.

12ª rodada – Distância de dois pontos do G-4. Precisava fazer sua parte e torcer por tropeços de quem estava à frente, mas só empatou com o Náutico em São Januário, o gol marcado por Morato nos acréscimos.

13ª rodada – A três pontos de distância, o Vasco poderia entrar no G-4 em caso de tropeços de Sampaio Corrêa, Goiás, CRB e Avaí, mas acabou empatando com o CSA em Alagoas, placar final de 2 a 2.

15ª rodada – Time tinha 22 pontos e estava a dois do G-4, com Guarani, Goiás (ambos com 23) e CRB (24) à sua frente. No fim das contas, o Vasco terminaria em quinto se derrotasse o Botafogo porque o CRB venceu na rodada, mas acabou terminando em décimo com a derrota por 2 a 0 no clássico.

17ª rodada – O Vasco fez sua parte vencendo o Vila Nova, mas as vitórias de Guarani e Sampaio Corrêa atrapalharam os planos de entrar no G-4. Terminou a rodada em sexto lugar.

18ª rodada – Entraria no G-4 em caso de vitória simples sobre o Remo fora de casa, já que o Guarani perdeu e o Sampaio Corrêa empatou na rodada. Mas o Vasco acabou sendo derrotado em Belém.

19ª rodada – A dois pontos de distância, precisaria vencer e torcer por uma combinação de resultados (Botafogo, Guarani, Náutico, Avaí e Sampaio Corrêa estavam à frente). Mas perdeu para o Londrina em São Januário e caiu para a 11ª posição. Depois disso, não abriu nenhuma outra rodada com chances matemáticas de entrar no G-4.

2022

5ª rodada – Abriu a rodada a um ponto do G-4, mas com quatro equipes à sua frente. Duas delas venceram (Cruzeiro e Grêmio). No entanto, com os tropeços de Náutico e Brusque, o Vasco terminaria em quarto em caso de vitória sobre o Tombense. Mas só empatou.

Fonte: ge

Notícia anteriorVasco só venceu 2 de seus últimos 10 jogos contra o Bahia
Próxima NotíciaVasco foi o clube da Série B com mais receitas em 2021