Candidatos ao acesso, Vasco e Grêmio se encaram em momentos distintos dos técnicos na Série B

Duas das maiores camisas do futebol brasileiro se enfrentam pela primeira vez na Série B de 2022. De olho em dias melhores, Vasco e Grêmio jogam nesta quinta-feira, às 20h, em São Januário, pela décima rodada. Clubes tradicionais, que somam inúmeros títulos nacionais e internacionais, brigam pelo G-4 e chegam em momentos distintos ao encontro.

Apenas quatro pontos separam Vasco e Grêmio na tabela, mas o ambiente nos dois clubes é completamente diferente neste momento. Após um início irregular na Série B, que levantou questionamentos sobre o trabalho do técnico Zé Ricardo, o time carioca engatou uma boa sequência e inicia a rodada na segunda colocação.

Invicto, o Vasco venceu quatro jogos e empatou cinco, somando 17 pontos, cinco a menos do que o líder Cruzeiro. Em São Januário, palco da partida de quinta, a equipe cruzmaltina ganhou seus últimos quatro duelos, e isso tem refletido nas arquibancadas. A torcida tem lotado o estádio, e os protestos deram lugar ao apoio. Contra o Grêmio, mais uma vez, todos os 22 mil ingressos disponibilizados foram vendidos antecipadamente.

O Grêmio vive momento semelhante ao que o Vasco passou há um mês. O técnico Roger Machado balançou após o empate com o Vila Nova e um novo tropeço pode lhe custar o emprego. Zé Ricardo sabe bem o que é isso. Foi para o jogo pressionado em várias rodadas, mas ganhou uma trégua com a ascensão do time.

O time gaúcho está na briga, é o quinto colocado, mas teve uma queda brusca nos últimos jogos. Vem de três empates e não vence há quatro rodadas – passou todo o mês de maio sem vencer na Série B. O ataque é uma das preocupações: fez apenas um gol no último mês e tem só sete gols em nove jogos na competição.

Os últimos dias foram de reuniões nos bastidores do Grêmio. Na terça, o presidente Romildo Bolzan esteve no CT Luiz Carvalho para conversar com a comissão técnica e departamento de futebol. No dia anterior, já havia se reunido com o vice de futebol Denis Abrahão por uma hora e meia. A quinta-feira tem ares de ultimato, portanto.

Zé reencontra primeiro adversário

O Grêmio é um adversário que traz boas lembranças para Zé Ricardo. Foi contra o clube gaúcho, em 2017, que o treinador estreou pelo Vasco, em sua primeira passagem. Ele assumiu em um ambiente conturbado, após uma derrota tensa para o Flamengo em São Januário, que terminou com a invasão do gramado.

Por conta do tumulto, o jogo contra o Grêmio foi sem público. O adversário, então atual campeão da Libertadores, era favorito, mas o Vasco venceu com gol de Matheus Vital. Nenê estava nessa partida.

Último encontro teve show de Diego Souza

Na última vez que se enfrentaram, em dezembro de 2020, o Grêmio levou a melhor. Pela 24ª rodada do Brasileirão daquele ano, o time gaúcho goleou por 4 a 0, em Porto Alegre.

Quem comandou a vitória foi Diego Souza, curiosamente alvo do Vasco no fim do último ano. O atacante, que estará mais uma vez em campo com a camisa tricolor nesta quinta, marcou os dois primeiros gols da partida. Lucas Silva, que segue no Sul, e Pinares completaram o placar. O time era comandado por Renato Gaúcho, por quem a torcida gritou após o empate com o Vila Nova, no domingo.

Após o fim do contrato de Diego Souza com o Grêmio em dezembro de 2021, o atacante entrou na mira da diretoria carioca, que chegou a se animar com a possibilidade até a reviravolta que terminou na renovação com os gaúchos. O jogador de 36 anos tem boa relação com os vascaínos pela excelente passagem em São Januário entre 2011 e 2012, quando conquistou a Copa do Brasil.

No Vasco, que passou por duas reformulações desde o último encontro com o Grêmio, apenas três jogadores do atual elenco estiveram em campo. Nenhum deles provavelmente jogará na quinta: Miranda está suspenso, Juninho lesionado e Léo Matos não tem sido aproveitado pelo técnico Zé Ricardo.

Fonte: ge

Notícia anteriorZé Ricardo prepara novidades no time do Vasco para enfrentar o Grêmio nesta 5ª-feira
Próxima NotíciaJuninho e Erick iniciam trabalho de transição no campo