Maurício Souza: ‘Todo empenho para colocarmos o Vasco no lugar que ele merece’

O Vasco apresentou oficialmente Maurício Souza como novo técnico do Vasco da Gama. O contrato com o treinador vai até dezembro deste ano. Com ele, chega ao clube o auxiliar técnico João Eduardo.

– Honra muito grande ter recebido o convite. Ter sido escolhido depois de todo esses processos e chegaram ao meu nome. Vou dar a minha vida pelo Vasco. Todo empenho para colocarmos o Vasco no lugar que ele merece. O sucesso que o Vasco vem tendo passa por todos processos que o clube tem, todos profissionais que estão aqui. Chegar aqui e encontrar esse ambiente, não tenho dúvida de que facilita o meu trabalho. Sei da grandeza do clube. É um desafio, mas me sinto preparado e confiante de que a gente vai conseguir – disse o treinador.

A contratação foi uma aposta de Carlos Brazil e Eduardo Húngaro, gerente e coordenador do Vasco, respectivamente. Mas que não foi consenso internamente devido à falta de experiência no comando de equipes profissionais. Coube aos dois dirigentes a tarefa de convencer a cúpula vascaína.

Maurício Souza tem 48 anos e comandou o time profissional do Flamengo interinamente em algumas oportunidades e foi auxiliar de Maurício Barbieri no Rubro-Negro em 2018. No entanto, o técnico tem uma trajetória de vitórias na base. Conquistou, como treinador, a Copa São Paulo de Futebol Júnior e o Brasileirão sub-20, entre outros títulos também pelo Flamengo. Seu último emprego foi como auxiliar do Athletico-PR, entre fevereiro e maio deste ano.

Maurício já comanda o primeiro treino neste terça-feira, em preparação para o jogo contra o Londrina, fora de casa, no próximo sábado.

Veja outros questões respondidas pelo técnico:

João Eduardo (auxiliar)

– O Vasco tem buscado para sua comissão o que ele tem de melhor. Tive conversas por zoom com ele. É um profissional capacitadíssimo. Tinha interesse do clube, o meu aval e tenho certeza que ele será muito feliz aqui.

Manter o estilo e conversa com Zé Ricardo

– Vi todos os jogos do Vasco. Não posso chegar aqui e entender que tenho que mudar algo para o resultado acontecer. O Zé Ricardo é meu amigo, temos várias coisas em comum. Mas não vivenciei o trabalho dele. Mas não deixei de notar a intensidade do Vasco em campo. E meu primeiro objetivo é fazer com que o Vasco não perca nada que foi construído até agora. É claro que com tempo cada treinador tem sua peculiaridade. As equipes vão evoluir com o tempo.

Conversei com o Zé. O próximo passo era evoluir alguns setores que ele entendia ser necessário evoluir. O Zé sai, mas toda equipe permanece. Claro que existe diferenças entre os treinadores, mas vamos tentar seguir nesse caminho que está dando certo.

Sonho de criança

– É o maior desafio da minha carreira. É um sonho de criança. Estar dando esse entrevista nesse momento é um sonho. O Vasco não é um convite, O Vasco é uma convocação. Sei que é um momento delicado, mas eu não tinha como dizer não. Quando o Brazil me ligou, eu disse: “Brazil, eu topo”. Claro que falei que não daria para ser um contrato tampão, queria um contrato até o final do ano. Mas não tinha como o meu coração negar um convite do Vasco da Gama.

Experiência

– Fiz parte de comissões e disputei alguns dos campeonatos mais importantes do Brasil. Três Libertadores, dois Brasileiros… Acredito que todo mundo tem que dar o primeiro passo. Tenho que agradecer o Carlos Brazil e o Vasco pela coragem de me bancar. Para muitos, falta experiência. Mas tenho experiência no futebol, tenho experiência em dirigir atletas renomados.

Mudanças na equipe?

– Em relação à conversa com Zé, falamos de uma maneira sobre o processo de evolução da equipe. Ele teve uma ideia, estabeleceu um sistema defensivo muito forte e deu resultado. Depois consequentemente ele pretendia ter um time com mais posse, uma marcação mais alta. Isso já vinha acontecendo. O próprio Emílio Faro falou sobre o mérito do Zé Ricardo no último jogo. O time já vem apresentando uma evolução. Mas não pode parar por aí. Queremos dar seguimento a um time que vem jogando bem e conseguindo resultados. Não cabe a mim chegar aqui e trocar jogadores porque eu gosto. Isso será feito no dia a dia, com quem estiver treinando e jogando melhor.

Rejeição da torcida

– Para falar a verdade, do fundo do coração, entendo todo tipo de rejeição. Não entendo mensagens mais grosseiras e ameaçadoras. Isso é paixão, isso é Vasco da Gama. O torcedor quer o que tem de melhor. Com certeza ele gostaria de ver sentado aqui o Tite, o Guardiola, um treinador de renome. Não trago para o lado pessoal.

Convite para jogar no Vasco

– Honra muito grande ter recebido o convite. Ter sido escolhido depois de todo esses processos e chegaram ao meu nome. Vou dar a minha vida pelo Vasco. Todo empenho para colocarmos o Vasco no lugar que ele merece. O sucesso que o Vasco vem tendo passa por todos processos que o clube tem, todos profissionais que estão aqui. Chegar aqui e encontrar esse ambiente, não tenho dúvida de que facilita o meu trabalho. Sei da grandeza do clube. É um desafio, mas me sinto preparado e confiante de que a gente vai conseguir – disse o treinador.

Rejeição em enquete

– É claro que queria chegar aqui abraçado pelo torcedor. Mas não foi possível. Tenho certeza que a gente vai conseguir reverter isso. Quero que a torcida do Vasco tenha a mesma aprovação que tive com a torcida do Flamengo. Entendo a rejeição, não trago pelo lado pessoal. Eu me prepararei e estudei e sei que tenho capacidade para fazer um trabalho que pode render frutos e resultados.

Ideia de jogo ideal

– Gosto de equipe pressionante, que pensar em ter a bola, muito mais pró-ativa do que reativa… Mas entendo também que a equipe tem que te equilíbrio, mas quando descer ou subir a linha. Jogo agrupado. Você pode variar. Minha ideia é que a equipe tenha variações dentro do jogo. Mas a primeira ideia é que pressione o adversário e tenha o controle do jogo com a posse.

Acesso e título da Série B

– Realmente estou à vontade. Me sinto em casa, ao lado de pessoas que conheço e confio. Vou dedicar esses meses da minha vida ao Vasco da Gama. Vou dedicar para fazer o Vasco voltar à elite do futebol brasileiro, de preferência com título. O Vasco entre em campeonato para ganhar. Esse é o recado que deixo para torcida.

Fonte: ge

Notícia anteriorConfira foto de Maurício Souza, Carlos Brazil e João Correia
Próxima NotíciaGabriel Dias, Quintero, Yuri Lara, Nenê, Getúlio e Emílio Faro entram na #SeleçãoDaGalera da 12ª rodada da Série B