Basquete Base: Técnico Daniel Bello e pivô Daniel Sousa projetam a disputa da LDB

Depois de dois anos sem o time profissional, o Vasco volta ao cenário do basquete nacional na disputa da Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB), a maior competição de base da modalidade no Brasil. O Vasco/Tijuca – parceria entre o cruzmaltino e o Tijuca Tênis Clube – terá logo um clássico nesse retorno. A estreia será diante do Botafogo nesta segunda-feira, às 14h30, no Ginásio Poliesportivo Arnão, em Santa Cruz do Sul (RS).

– Nossa expectativa é fazermos uma boa competição. Temos que pensar etapa por etapa, estabelecendo objetivos em cada uma delas. Sabemos que é um torneio muito competitivo, que exige muito da parte física e mental dos jogadores – disse Daniel Bello, treinador do Vasco/Tijuca.

– Ter uma força mental muito grande, estar bem preparado fisicamente para suportar a carga de jogos e tentar manter uma regularidade técnica. Combinando bem esses três aspectos, o jogador tem tudo para ir bem na competição – completou o técnico, que está no Tijuca desde 2004 e tem experiência em todas as categorias de formação.

A Liga de Desenvolvimento de Basquete é um torneio sub-22 – jogadores nascidos a partir de 2000. É a maior competição de base do Brasil, que inclusive revela muitos jogadores não só para o basquete nacional, mas também a nível internacional. Gui Santos, escolhido pelo Golden State Warriors na 55ª posição do draft 2022 da NBA, disputou a LDB 2021 pelo Minas Tênis Clube. A nível nacional, Lucas Dias, eleito MVP das finais do título inédito do Franca, também se projetou na competição.

Jovens talentos

Na montagem do elenco, o cruzmaltino vai para a competição com 13 atletas, sendo 9 deles de 19 anos, um de 20 e dois de 22 anos. E, justamente, os dois mais “experientes” que chamam a atenção. Matheusinho, que já disputou as últimas duas temporadas do NBB pelo Pato Basquete, e Daniel Sousa, atual bicampeão da LDB.

– São os dois jogadores mais experientes e já estão formados para jogar no adulto. A experiência deles será importantíssima para os jogadores mais jovens, que estão fazendo a sua estreia na competição – finalizou o treinador.

Aos 22 anos e nos seus 2,11m de altura, Daniel Sousa está regressando ao Vasco depois de ter sido bicampeão da LDB pelo Pinheiros. Com esse retrospecto, o pivô vira sinônimo de experiência na formação vascaína.

– Defender como uma equipe e ser solidário um com o outro no ataque, sempre buscando a melhor bola. Eu diria que a gente terá grande chance se jogar dessa forma

– Fiquei muito feliz de voltar porque vou tá na minha casa, lugar onde aprendi a fazer a minha primeira bandeja, os meus primeiros arremessos. É bom chegar num lugar onde eu já conheço todo mundo. Ter como treinador o cara que foi o meu primeiro técnico. É um sentimento de felicidade – disse o jovem pivô, que ainda completou:

– Eu nunca tinha passado por uma experiência de ser um dos mais velhos do time, mas tá sendo legal, divertido. Não vou mentir, as vezes a gente passa por “chato” porque, com o tempo que a gente tem de basquete, a gente vai pegando algumas coisas que a gente vê como boas e vai tentando aplicar para tentar facilitar o caminho.

Vasco no Basquete

Multicampeão no fim dos anos 90 e início dos 2000, com nove títulos (dos quais dois Brasileiros, duas Ligas Sul-Americanas e dois Sul-Americanos de clubes), o Vasco foi a primeira equipe brasileira a enfrentar um time da NBA. Foi em 1999 ao perder para o San Antonio Spurs, então campeão da liga americana, na final do torneio equivalente ao Mundial de clubes na época.

Apesar do retorno à modalidade, buscar uma vaga no Novo Basquete Brasil (NBB), a principal competição da modalidade no país, não está nos planos iniciais do clube, que pretende fazer essa transição de forma planejada e gradual.

– É importante frisar que a parceria é pontual e, estamos juntos nesse momento somente para a disputa da LDB 2022. Deixamos uma porta aberta para ampliação, mas é muito difícil dado o regulamento e calendário das competições. Jogar um NBB é um custo alto. A volta é uma possibilidade apresentada, mas de maneira responsável, reorganizando as modalidades para que elas tenham usas próprias verbas, sejam elas de patrocinadores, projetos incentivados, venda de licenças, produtos e outros – disse Carlos Magno, membro do departamento de esportes olímpicos do Vasco.

Sistema de disputa

Na primeira fase, os 23 clubes participantes foram divididos em dois grupos. As equipes se enfrentam dentro de suas chaves em turno único e, ao fim das disputas, os quatro primeiros colocados de cada grupo se classificam para a fase final, que será realizada no ginásio do Pinheiros, em São Paulo. As finais serão disputadas entre os dias 6 de setembro e 01 de outubro.

Fonte: ge

Notícia anteriorAlex Teixeira será registrado no BID até esta 3ª-feira; Vasco não cogita sofrer ‘transfer ban’ na Fifa
Próxima NotíciaVasco já está impedido pela Fifa de regularizar reforços, diz jornalista; confira vídeo