Pesquisa Ipec mostra a distribuição da torcida do Vasco nas regiões do Brasil

Segunda maior torcida do país, de acordo com a pesquisa O GLOBO/Ipec divulgada terça-feira, o Corinthians aparece numericamente na dianteira da região mais populosa do país. No Sudeste, onde vivem quatro em cada dez brasileiros, o time paulista teve 21,3% das menções, percentual ligeiramente superior ao do Flamengo, com 19,3%.

O rubro-negro, por sua vez, dispara à frente nas regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste. Os números do Flamengo longe do Rio e dos estados vizinhos ajudam a explicar como o clube carioca se isola, conforme aponta a pesquisa, no posto de maior torcida do Brasil. Os números deste levantamento consideram somente a primeira escolha de cada entrevistado. O Ipec perguntou para qual time brasileiro cada pessoa “torce mais ou tem simpatia maior”, com possibilidade de citar até duas equipes.

O levantamento foi encomendado pelo GLOBO e realizado pelo Ipec, um instituto formado por executivos que integraram o antigo Ibope. Assim como faz em pesquisas eleitorais, o Ipec entrevistou 2 mil pessoas presencialmente em 128 municípios de todas as regiões do país. A pesquisa ocorreu entre os dias 1º e 5 de julho, e o índice de confiança é de 95%, considerando a margem de erro de dois pontos. No caso de recortes regionais, nos quais o total de entrevistados é necessariamente menor do que a amostra geral da pesquisa, o Ipec afirma que é necessária uma distância superior a 5% para afirmar que um time está à frente de outro não só numericamente.

No quadro geral, divulgado ontem no GLOBO, o Flamengo chega a 21,8% das menções dos torcedores, enquanto o Corinthians aparece com 15,5%. As posições se invertem no Sudeste, região com 89,6 milhões de habitantes, segundo os dados mais recentes do IBGE. Pouco mais de metade deste contingente populacional é composta por moradores do estado de São Paulo. O Rio, por sua vez, tem 17 milhões de habitantes, atrás de Minas Gerais, com 21 milhões.

Outras torcidas de clubes paulistas também aumentam proporcionalmente sua presença no Sudeste. O São Paulo, por exemplo, que chega a 8,2% das menções dos torcedores em todo país, vê o percentual oscilar positivamente para 10,3% na região. O Santos, com 2,2% no quadro nacional, passa a 2,9% no Sudeste. Os crescimentos são mais impressionantes se pensarmos que, no levantamento geral, nas citações dos entrevistados que disseram torcer por dois times, todas foram consideradas. No recorte regional, apenas a primeira. O Palmeiras, por outro lado, cai de 7,4% para 5,8%.

O Flamengo, além de mostrar força na própria região, consegue ultrapassar os adversários nacionalmente graças à distribuição de sua torcida pelo país. Nas regiões Norte e Centro-Oeste, analisadas juntas pela pesquisa, o rubro-negro chegou a 35,6% das menções.

O peso da torcida rubro-negra é ainda mais significativo no Nordeste, segunda região mais populosa do Brasil, com 57,6 milhões de pessoas segundo o IBGE. Nela, o Flamengo tem 23,6% de menções dos torcedores. Já o Corinthians fica com 9,2%; o São Paulo, com 5,5%.

O Vasco, que aparece na pesquisa como a quinta maior torcida do país em termos numéricos, mantém um patamar relativamente elevado de menções no Nordeste. A região registrou 3,5% de menções ao cruz-maltino, percentual similar ao de citações entre moradores do Sudeste (3,7%) que se disseram vascaínos. No Norte e Centro-Oeste, assim como o Flamengo, o Vasco ficou numericamente acima de sua média, com 5,6%.

A pesquisa aponta que os clubes de Rio e São Paulo são os que apresentam maior capilaridade nacional. Botafogo e Fluminense, que ficam próximos a 1% da preferência nacional, atingem percentuais no Sudeste semelhantes ao das regiões Norte e Centro-Oeste, no caso do alvinegro, e da região Sul, para o tricolor.

Já torcidas de clubes como Cruzeiro, Atlético-MG, Grêmio, Internacional, Bahia e Vitória, embora alcancem percentuais até superiores, em alguns casos, aos de rivais paulistas e cariocas na média nacional, aparecem mais concentradas nas regiões onde seus times estão sediados.

Grêmio e Inter têm os maiores percentuais no Sul do país, de acordo com a pesquisa. O tricolor gaúcho tem 18,4% das citações entre os moradores da região, enquanto o colorado fica com 12,5% da preferência. O Palmeiras aparece numericamente atrás, com 9,2%, como a terceira maior torcida do Sul, com percentuais superiores aos de Corinthians e Flamengo. Em termos populacionais, Rio Grande do Sul e Paraná – estado mais próximo a São Paulo – têm peso similar na região, cada qual com pouco mais de 11 milhões de habitantes.

TIMES CRESCEM EM SEGUNDAS CITAÇÕES

O GLOBO utilizou, para divulgação dos recortes regionais, apenas a primeira escolha de time de cada entrevistado. O objetivo foi entender melhor o comportamento do torcedor como um todo, traçando um perfil de cada região para entender se os habitantes locais torcem por times da região ou forasteiros. ​No entanto, se observados os dados com as duas escolhas, alguns times demonstram crescimento.

É o caso do Palmeiras no Nordeste, por exemplo, sai da 5ª posição, com 4,7%, para a 3º, com 7,1%, ultrapassando o nordestino mais popular, o Bahia. O alviverde também ultrapassa os dois dígitos no Sul, mantendo o terceiro lugar com 10,2%.

No estrato do Norte/Centro-Oeste, tanto Remo quanto Paysandu crescem quando se pode escolher um segundo time. O Papão sai do 9º para o 6º lugar, de 1,3% para 4,7%, ultrapassando Santos, Botafogo e o próprio Remo, que ganha uma posição ao ir de 1,6% para 2,5%. O Goiás também sobe uma posição.

Fonte: O Globo

Notícia anteriorVasco informa que Carlos Brazil segue normalmente como gerente de futebol
Próxima NotíciaInfantil: Vasco vence o Internacional por 2 a 1 e avança em 1º na Nike Premier Cup