Vasco chegará a 95% de probabilidade de acesso caso vença o Sport no domingo, diz matemático

O Vasco vai para a partida contra o Sport, domingo, na Ilha do Retiro, com uma certeza: se vencer, ficará com as duas mãos no acesso à Série A em 2023. Os três pontos e mais o fato de Grêmio e Bahia se enfrentarem na mesma rodada levarão o time da Colina a 95% de chances de acesso, de acordo com os cálculos de Gilcione Nonato Costa, professor do Departamento de Matemática da UFMG.

Atualmente, as chances vascaínas são de 64%, contra 27% do time de Recife. Apenas três pontos separam os dois. Mas mesmo no pior cenário, de vitória do Leão, o cruz-maltino seguirá mais perto do acesso: 53%, contra 40%. dos pernambucanos.

— A pequena vantagem se deve ao saldo de gols (11 a 3) e o fato de o Vasco ter mais duas partidas como mandante e uma como visitante. Já o Sport é o contrário — disse.

Os resultados das últimas duas rodadas reduziram o número de times na briga pelas vagas para a Série A. Com o Grêmio praticamente dentro (96% de chances), e Sampaio Corrêa, Criciúma, Londrina e CRB quase fora (3% de chances ou menos), Bahia, Vasco, Sport e Ituano seguem no páreo de fato. Neste sentido, mesmo um empate para o cruz-maltino na Ilha do Retiro não seria um resultado ruim: cruz-maltino iria para 75% de chances, contra apenas 9% do Sport.

O bom mesmo seria a vitória. Neste caso, apenas mais um triunfo em três jogos resolveria a vida vascaína:

— Mesmo que terminem empatados, o saldo de gols é uma vantagem do Vasco.

Ajustes na defesa e no ataque

A semana do Vasco para a partida contra o Sport será de ajustes na equipe titular. O mais imediato é na lateral direita. Léo Matos recebeu o terceiro cartão amarelo e será desfalque, logo agora que vinha tendo boa sequência — foi autor de gol e assistência na vitória sobre o Novorizontino. Matheus Ribeiro é a opção imediata, mas o jogador vem de atuações ruins desde que foi contratado, na janela do meio de ano.

Além disso, tem o retorno de Alex Teixeira, que foi ausência no sábado por estar cumprindo suspensão. Ele fez dois gols na partida anterior, contra o Operário, e se credenciou a brigar por um vaga entre os titulares. A questão é no lugar de quem: na partida passada, Nenê, Marlon Gomes, Figueiredo e Eguinaldo formaram bom quarteto ofensivo.

O Vasco viajará para Pernambuco no sábado, depois do último treino no CT Moacyr Barbosa.

O jogo está confirmado na Ilha do Retiro, depois de o Sport cogitar levar a partida para a Arena Pernambuco. A mudança visaria aproveitar o apelo da partida para vender uma carga maior de ingressos. Entretanto, preocupado com possível perda técnica, o clube de Recife voltou atrás e manteve a partida em seu estádio. Para compensar, avisou que aumentará o preço dos ingressos.

Fonte: Extra

Notícia anteriorEx-meia vascaíno Bernardo falou ao canal Futbolaço Vasco; confira como foi
Próxima NotíciaVasco só ficou atrás no placar em São Januário durante 62 minutos na Série B 2022