Ituano, Vasco ou Bahia podem subir com a 2ª menor pontuação da história da Série B

Em uma edição de Série B com 120 empates em 37 rodadas, um dos reflexos foi a baixa pontuação de quase todos os times do pelotão da frente. Com exceção ao Cruzeiro, com 75 pontos, os outros clubes da primeira metade da tabela têm pontuações bem inferiores em comparação a outros anos.

Um exemplo disso é o Grêmio ter subido com três rodadas de antecedência ao conquistar 61 pontos. Desde 2006, quando o formato atual de 20 times foi estabelecido na Segundona, esta pontuação, com 16 vitórias, só seria suficiente para subir nas edições de 2007, 2013 e 2018.

Na rodada final, que será disputada neste domingo, Bahia, Vasco, Ituano e Sport disputarão as duas vagas restantes na Série A do Brasileiro. A depender dos resultados, os dois times que subirem podem entrar na galeria das menores pontuações da história dos acessos da Série B.

O clube que subiu com a menor pontuação foi o Vitória em 2007, com 59 pontos. Em uma combinação rara de resultados, Bahia, Vasco ou Sport podem tomar este posto do Leão da Barra, pois ficariam com 59 pontos e 16 vitórias, duas a menos que o time baiano há 15 anos.

Neste cenário, Bahia ou Vasco subiriam com derrota, beneficiando-se de outros resultados favoráveis. O Sport também poderia subir com 59 pontos, mas como tem 56, só conseguirá se vencer e contar com diversas combinações na rodada final.

Outros cenários, estes mais prováveis, são de times subindo com 60 pontos, marca que garante o acesso nesta edição. Bahia e Vasco, que tem 59 pontos, sobem com o empate, sem depender de outros jogos. O Ituano, que está com 57, também conseguirá o acesso se vencer e chegar aos 60 pontos, ultrapassando o cruz-maltino, adversário que enfrenta no confronto direto.

Para se ter uma ideia da baixa pontuação desta edição, já teve time com 71 pontos que não subiu para a Série A. Foi o São Caetano na Série B de 2012, quando ficou na 5ª posição, por ter uma vitória a menos que Athletico-PR e Vitória, que subiram com os mesmos 71 pontos.

No ano passado, o CSA terminou em 5° com 62 pontos, dois a menos que o Avaí, o quarto colocado. Com os mesmos 62 pontos, os alagoanos, que em 2022 brigam contra o rebaixamento, conseguiriam o acesso na edição deste ano.

Pontuação dos times que lutam por acesso nesta Série B

Times que subiram com menos pontos na história da Série B

Fonte: ge

Notícia anteriorAlém de Wellington Rato, Vasco também estaria interessado no zagueiro Lucas Gazal, do Atlético-GO
Próxima NotíciaConfira lances de Wellington Rato e Lucas Gazal, jogadores especulados no Vasco