Barbieri é apresentado e fala sobre sua forma de jogo, possíveis reforços e a base do Vasco

Anunciado no dia 6 como novo treinador do Vasco, Maurício Barbieri foi apresentado oficialmente nesta segunda-feira, no CT Moacyr Barbosa, quando também terão o primeiro contato com o elenco. Ele afirmou que é um privilégio representar a torcida cruz-maltina e comentou sobre qual o perfil de time pretende montar.

– É um privilégio enorme participar da história de um clube enorme. Uma das mais bonitas do futebol brasileiro. Um dos fatores que pesou para eu estar aqui hoje é que a torcida do Vasco, mesmo em momentos difíceis, se fez presente e tornou difícil a vida dos adversários. Poder representar esses torcedores também é motivo de satisfação. Gosto de ter uma equipe agressiva, que busca o protagonismo. Isso pode ser feito de diferentes formas.

Barbieri, que assinou contrato por dois anos, chega ao clube acompanhado do auxiliar chileno Cláudio Maldonado e do preparador físico Gustavo Araújo.

O Vasco já tem três reforços acertados para a próxima temporada: o atacante Pedro Raul, artilheiro do último Brasileiro pelo Goiás, e os volante Júnior Urso, ex-Orlando City, e Patrick de Lucca, ex-Bahia.

Outras respostas de Barbieri:

Diferença para o técnico em uma estrutura de SAF

– Essencialmente pelo que já vivi, a diferença de um clube associativo e Saf é quase nenhuma influência política na SAF. Muitas vezes as decisões era tomadas pensando só no prazo do mandato, e nas empresas há mais respeito aos processos, ao protocolo de trabalho. De resto, todos querem vencer.

Desconfiança da torcida

Acho que a questão do viés resultadista é cultural da América Latina. Tem a ver pelo fato de todos nós sermos um povo muito passional. É normal. Temos uma maneira de viver que vai nessa lógica. O ideal é encontrar o equilíbrio entre a razão e a emoção para criarmos condições para termos resultados eficientes. Para que no momento que os resultados apareçam a gente tenha consistência para sair dessa gangorra de resultados.

Precisamos do apoio do torcedor, que tem que entender esse momento de reconstrução. Os resultados não vão aparecer da noite para o dia. A partir do momento que a gente conseguir uma base, que a gente possa ter consistência.

Possíveis reforços

Estamos discutindo, a torcida está ansiosa, eu também estou. A ideia é que a gente seja mais assertivos, mesmo que isso leve um pouco de tempo. Temos discutido muitos nomes. A ideia é ter convicção absoluta de quem chegar vai ajudar o Vasco.

Garotada

Temos jogadores jovens com muito potencial. Alguns jovens jogaram em um ano de muita pressão e souberam dar uma resposta. Isso mostra o caráter deles. Temos outros meninos que já vem pedindo passagem. Casos do Zé Vitor, do Erick Marcus, o Paulinho, que é ainda mais jovem.

Situação de Nenê

O Nenê tem uma situação que foi estabelecida antes da minha chegada. Ele vem tocando isso com Paulo Bracks. Se ele ficar aqui, vai ser tratado como todos os outros jogadores e vou ficar muito feliz.

Larga na frente ou atrás dos rivais?

A pré-temporada de fato começa em janeiro. Nesse primeiro momento vou conversar com os jogadores, mostrar a forma como eu gosto de jogar. Na verdade estamos saindo atrás dos nossos rivais do Rio de Janeiro, pois todos eles têm elencos formados. Nesse momento ainda não temos isso. Ainda estamos buscando as peças para montar um elenco. Estamos largando atrás, mas vamos fazer de tudo para alcançá-los e passa-los. O Vasco é o time da virada. Mas temos que correr atrás disso.

Andrey

O Andrey é mais uma das joias, tem um talento incrível. Espero conseguir ajudar ele a se desenvolver. Apesar de já ter sido importante, é muito jovem, está em desenvolvimento. Não só ele como outros. Mas sem dúvida ele é um jogador de destaque.

Planos para a pré-temporada

Nesse primeiro momento a ideia é construir com eles uma ideia de como jogador, passar os meus conceitos daquilo que entendemos que a gente tem que fazer. Estamos destacando muito janeiro porque a ideia é que lá o elenco já esteja mais pronto, com mais nomes. Mas desde hoje começa o trabalho, já vamos a campo. Vou ver como eles respondem. Vamos começar a construir uma forma de jogar, e isso facilita até os que vão chegar depois.

Altidore

VI uns comentários sobre isso. Achei uma situação engraçada. Ele me mandou uma mensagem, me deu parabéns pelo Vasco. É um jogador que conheço a história, surgiu como uma grande promessa. Mas não tem conversa nenhuma nesse sentido. Posso dizer que é um jogador nesse momento que foge um pouquinho do perfil de jogador que o Vasco vem procurando, mas não posso dizer que não viria. Mas não tem nenhum tipo de negociação nesse momento

Torcida dividida nas redes sociais

Recebi muitas mensagens de carinho, apoio. Entendo que ninguém é unanimidade é lugar nenhum. Meu desejo é reverter as críticas que surgirem e eu faça esses torcedores mudarem de opinião.

Maior desafio da carreira?

O frio na barriga é normal. Encaro nesse momento o Vasco como o maior desafio da minha carreira. É o desafio mais importante que tenho no momento. Vou me dedicar e fazer tudo o que estiver ao meu alcance para ajudar a reconstruir o clube.

Fonte: ge

Notícia anteriorNenê aceita proposta do Vasco e vai renovar por 4 meses
Próxima NotíciaMarta publica foto com a camisa do Vasco; veja