Aposta do Vasco, Paulinho inicia processo de transição e pode ser novidade no time profissional em 2023

A primeira semana da pré-temporada do Vasco no CT Moacyr Barbosa seguiu a receita do que deu certo em 2022: o processo de transição base-profissional. Na última terça-feira, o jovem Paulinho se juntou ao elenco de cima, ainda em formação, e treinou sob o comando de Mauricio Barbieri.

O lateral-direito de apenas 17 anos é uma das principais promessas das categorias de base e, ao longo da última temporada, o Vasco já havia cogitado iniciá-lo no processo de transição, como aconteceu com o lateral-esquerdo Julião e com o atacante Erick Marcus. Paulinho inclusive foi citado pelo diretor Paulo Bracks em entrevista coletiva na semana passada. Ele é uma aposta do clube e foi um dos destaques da Copa do Brasil sub-17 neste ano.

Em 2022, o processo liderado pelo gerente Carlos Brazil, que estava no profissional e voltou à base, rendeu bons resultados. Andrey Santos, Marlon Gomes e Eguinaldo são exemplos do sucesso: os três passaram pela transição, ficaram no profissional e se consolidaram como titulares na Série B.

No caso de Paulinho, a intenção é que ele vivencie o ambiente do futebol profissional ao longo do próximo ano, mas, por ora, o processo será gradual. Ele vem participando dos treinos nessa semana, mas a qualquer momento pode retornar ao sub-20. A tendência, no entanto, é que o jogador ganhe espaço, já que, hoje, Gabriel Dias é o único lateral-direito no elenco do Vasco. O clube busca no mercado aumentar as opções para o setor.

O projeto de transição elaborado pelo Vasco foi adaptado do trabalho feito pelo River Plate na Argentina. A ideia é inserir os garotos no dia a dia do profissional sem integrá-los definitivamente para tirar o peso da mudança de nível.

De olho em Paulinho

No clube desde 2014, Paulinho é um dos principais jogadores da base do Vasco e, mesmo com 17 anos, já vinha sendo utilizado pelo sub-20 desde 2021. O jovem natural de Tefé, no interior do Amazonas, veio para o Rio de Janeiro aos oito anos, depois de ter sido selecionado em uma peneira.

Paulinho foi campeão carioca sub-17, vice-brasileiro e vice da Copa do Brasil da categoria. Assim como os colegas mais promissores, já tem passagens pelas seleções de base. No ano passado, o lateral assinou seu primeiro contrato profissional com o Vasco, válido até agosto de 2024.

Números de Paulinho em 2022:

Sub-17

24 jogos (todos como titular)
1.900 minutos
2 gols
8 assistências

Sub-20

12 jogos (todos como titular)
975 minutos
1 assistência

O lateral-direito faz parte de uma geração que chama atenção no Vasco. Além de Paulinho, a base tem outros destaques como o meia Estrella e os atacantes Rayan e GB.

Fonte: ge

Notícia anteriorPedro Raul conclui exames, Vasco envia documentação e aguarda retorno dos japoneses para anunciar reforço
Próxima NotíciaPostura do Vasco no mercado não vem atendendo expectativas