Juniores: Cria do futsal, esguio e com faro de gols, GB se candidata à próxima atração da base do Vasco

GB é fã de NBA, torce para o Lakers, tem altura de jogador de basquete, mas optou pelo futebol. Bom para o Vasco que, ao que tudo indica, terá em breve em seu elenco profissional um atacante com características pouco comuns. Alto (1,90m), com faro de gols, mas também rápido e habilidoso.

A altura vem da genética da família, mas a habilidade foi adquirida no futsal. Desde criança, GB fez sucesso nas quadras, onde despertou a atenção do Vasco, quando jogava no River de Piedade e foi convidado para fazer um teste no clube. Esguio e habilidoso, desde então se firmou e foi destaque em todas as categorias.

– Eu me considero um atacante bastante diferente. Tenho altura, sou grande para a minha posição, mas sou rápido e muito habilidoso com a bola no pé. Trouxe isso do futsal. Eu gosto de jogar como centroavante, mas tenho recursos para jogar pelos lados de campo e me sair bem – disse o atacante em entrevista ao ge.

O próprio GB reconhece que suas características não são comuns no futebol.

– Não tenho ídolo no futebol. Meus ídolos são meus familiares. Gosto muito de assistir ao Messi, mas não é um jogador em que me inspiro. Não tem um jogador em especial que seja um espelho para mim, até porque acho que as minhas características são um pouco diferentes das dos jogadores da atualidade.

De olho no profissional

Em um ano em que a garotada do Vasco ditou o ritmo do time profissional, GB está na fila e sabe que seu momento está próximo. Aos 17 anos – vai completar 18 em 5 de janeiro -, é titular do time sub-20 que vai disputar a Copa São Paulo em janeiro. Foram 26 gols na temporada, entre as categorias sub-17 e sub-20. Ele deve seguir em breve os passos de Andrey, Marlon e Eguinaldo e iniciar a transição com o elenco profissional, mas sem queimar etapas.

– Já penso no profissional. Vejo a Copa São Paulo como uma oportunidade de demonstrar nosso talento e nosso futebol. Se formos bem, em breve a gente pinta no profissional. Sempre me imaginei no profissional. Me vejo no profissional na próxima temporada.

No Vasco desde cedo

GB é abreviação de Gabriel. O jovem é chamado desta forma desde que chegou ao Vasco, aos 9 anos. Começou no futsal, onde adquiriu habilidade, mas logo foi para o campo.

– Na época eu jogava futsal pelo River de Piedade, enfrentamos o Vasco e fiz uma excelente partida. Me chamaram para fazer um teste. Quando cheguei encontrei Leandinho, Paulinho, Lessa. Eles estão comigo até hoje. Nos conhecemos há bastante tempo. Passei por um período de adaptação um pouco complicado, mas depois me adaptei. Estava no futsal e fui para o campo. Logo comecei como titular. Ganhamos muitos campeonatos – recorda o garoto, que não esconde que a paixão pelo Vasco vem de berço.

– Minha família toda é vascaína, eu sou vascaíno. Chegar ao Vasco foi um sonho. Sempre honro essa camisa.

Parceria com Rayan na Copinha

No Vasco, GB ganhou um ‘irmão”. Há alguns anos ele faz parceria no ataque com Rayan, atacante de 16 anos, tratado como uma joia em São Januário. Assim como GB, Rayan é alto, faz muitos gols e também sai da área para buscar o jogo. Na base, formam uma dupla de ataque diferente e muito entrosada dentro e fora de campo.

– Nosso entendimento é de irmão. Quando caio pelos lados ele vai para o centro, e quando ele sai para buscar o jogo eu jogo como centroavante. É uma dupla de ataque muito forte. O Rayan é muito diferenciado, iluminado por Deus. Se Deus quiser vamos chegar juntos ao profissional.

Antes, no entanto, os dois estarão juntos na Copinha, em janeiro. E GB aposta no sucesso da dupla e do Vasco na competição.

– Tem sido uma preparação muito forte com o William Farias, nosso novo treinador. Estamos trabalhando muito. Se Deus quiser vamos ganhar essa Copinha. É uma geração muito forte, que ganhou muitos títulos. Acho que, juntos, chegamos muito fortes. Temos jogadores que são muito bons individualmente, mas acho que o destaque será o nosso grupo. Essa geração é bastante vitoriosa. Desde novos sempre chegamos às finais, conquistamos títulos. É uma geração muito boa.

GB assinou seu primeiro contrato profissional no ano passado e tem vínculo com o Vasco até setembro de 2025.

Fonte: ge

Notícia anteriorDiretor do Atlético-MG, Rodrigo Caetano nega que esteja negociando Jair com o Vasco; confira vídeo
Próxima NotíciaConfira os números do meia Nardoni em 2022