Após terminar ano em alta no Vasco, Figueiredo se diz pronto e mira consolidação em 2023

O acesso do Vasco à Série A só foi possível com a boa participação de jogadores formados no clube. Andrey Santos, de apenas 18 anos, foi sem dúvidas o grande destaque do time na Série B. Mas entre os crias, o nome de Figueiredo também merece ser lembrado. O atacante desencantou no profissional na última temporada e terá, em 2023, a chance de se consolidar na carreira.

Titular em boa parte do ano, Figueiredo terminou a Série B com um saldo de quatro gols – golaços, vale destacar – e quatro assistências. Na reta final da competição, recuperou prestígio e se tornou peça essencial na busca pela volta à elite nacional. As dificuldades do Vasco ao longo da temporada ajudaram o jogador de 21 anos a criar casca e almejar mais destaque no ano que vem.

– Foi um ano de muito crescimento e evolução na minha carreira. Recolocar o Vasco no seu devido lugar terá sempre um lugar especial no meu coração. Cresci muito como atleta e também como ser humano. Me sinto pronto e preparado para viver aquilo que possa vir. 2022 me trouxe ensinamentos que vou levar pro resto da vida e que, sem dúvida, me fizeram amadurecer e estar pronto para os próximos desafios – afirmou Figueiredo ao ge.

Passo atrás para evolução

Figueiredo foi integrado ao time profissional em 2021. Foi titular em cinco dos 29 jogos que disputou, mas não marcou gols nem deu assistências. No início de 2022, deu um passo atrás e voltou ao sub-20 para disputar a Copa São Paulo de Futebol Junior. A decisão partiu do próprio jogador, que sob o comando do então técnico da base, Igor Guerra, aproveitou a chance para ganhar confiança.

– A ideia de trazer o Figueiredo para jogar a Copinha foi também do atleta. Ele se colocou à disposição e conseguimos fazer o nosso jogo em cima das características dele. Um dos pontos que trabalhamos bastante com ele na base foi em cima dele entender e ler os espaços do jogo. Vejo uma evolução muito grande nele quanto a isso e considero um dos pontos fundamentais para a afirmação no profissional. Inclusive sendo utilizado, em algumas ocasiões, como lateral – lembrou Igor Guerra.

O Vasco foi eliminado nas quartas de final pelo São Paulo, mas o atacante arrebentou e foi o artilheiro da competição, com oito gols. Figueiredo usou a Copinha para acelerar o ritmo na pré-temporada e chegou ao profissional mais completo. Tanto que foi aproveitado em mais de uma função.

– Considero como fundamental ter disputado a Copinha no começo do ano. Foi um pedido meu disputar, pois tinha certeza que seria importante para a sequência da minha carreira. A partir dali consegui aparecer, evoluir e chegar preparado para os desafios da equipe profissional. Foi um momento importante para o meu crescimento – destacou o atleta.

Ano da consolidação

Figueiredo tem vínculo com o Vasco até o fim de 2025, e o clube reconhece a necessidade de valorizá-lo pela boa temporada que fez. As partes já acertaram os detalhes para estender o contrato por mais um ano com direito a aumento de salário.

O atacante foi um coringa para o time. Jogou pelas duas pontas, foi usado como centroavante e terminou o ano como opção para a lateral direita, onde jogou mais de uma vez e correspondeu bem quando acionado no decorrer dos jogos. Existe ainda a possibilidade de Figueiredo ser utilizado em uma nova função em 2023. Desde a reapresentação da equipe em dezembro, o jogador vem treinando sob o comando de Mauricio Barbieri como volante.

– Acredito muito que ele será um dos grandes nomes do Vasco em 2023. Com amadurecimento e o aprendizado que levará dessa temporada, tem tudo para render ainda mais – afirmou o ex-técnico do atacante de 21 anos.

Sob o comando de Barbieri e com o apoio do diretor técnico Abel Braga, o Vasco aposta que Figueiredo pode amadurecer ainda mais nesta temporada. A imposição física, doação na marcação, precisão nos cruzamentos e potência das finalizações são características que agradam a SAF, que vê em Figueiredo um jogador que pode dar retornos técnico e financeiro.

– Todo o processo, desafios e ensinamentos que tivemos em 2022 servirão de aprendizado para o próximo ano. O clube passará a viver uma nova fase e irei trabalhar e me dedicar para ser parte importante desse processo. É trabalhar forte e fazer uma grande temporada. Tenho confiança que teremos uma temporada de afirmação. O torcedor vascaíno pode esperar 100% de dedicação. Isso jamais irá faltar – concluiu o atacante.

No elenco, o atacante conta também com as orientações de Nenê, que viverá seus últimos meses como jogador do Vasco – ele renovou com o clube até o fim do Campeonato Carioca. O meia-atacante de 41 anos é próximo da garotada e tem Figueiredo como um dos parceiros no dia a dia.

Para se confirmar em 2023, Figueiredo manteve a pegada física durante as férias. Seguiu com os exercícios e se apresentou em forma para começar a preparação com o prestígio do novo comandante.

Fonte: ge

Notícia anteriorAgente de Ivan diz que Vasco apenas fez consulta pelo goleiro do Corinthians, emprestado hoje ao Zenit
Próxima NotíciaConfira os gols de Figueiredo pelo Vasco em 2022