Diretor da CBF condena ações na Justiça Comum: "É o fim do sistema desportivo brasileiro e a falência do judiciário"

Carlos Eugênio Lopes, diretor jurídico da CBF, falou por telefone ao blog sobre a primeira decisão da Justiça Comum – que restitui os quatro pontos tomados do Flamengo – e sobre o inquérito aberto pelo Ministério Público de São Paulo, que pede a devolução de quatro pontos perdidos pela Portuguesa no Campeonato Brasileiro de 2013.

Como a CBF recebeu a notícia da primeira liminar da Justiça Comum?

Ainda não tomei conhecimento, não houve intimação. Antes de receber a intimação, a CBF não vai se pronunciar.

Mas a tendência é que a CBF tente cassar a liminar?

É um caso normal, vamos acompanhar, como em todos os casos, seguir os trâmites normais.

E o inquérito do Ministério Público de São Paulo? O sr. disse à Folha de S.Paulo que vai tentar afastar o promotor do caso…

A CBF, o presidente Marin, eu, todos temos o maior respeito pelo Ministério Público. Mas antes de iniciar o processo, de intimar as partes, já houve ameaças. O promotor [Roberto] Senise pré-julgou o caso. Isso é contra o espírito do Ministério Público. Constrangidamente, é o caso de pedirmos o afastamento dele do caso. E também vejo incompetência territorial e funcional neste caso. A CBF tem sede no Rio, e desse jeito o Ministério Público quer virar mais uma instância da Justiça Esportiva.

Hoje saiu a primeira decisão, mas provavelmente haverá outras liminares. Como a CBF planeja lidar com todos os processos?

Vai administrando. A CBF está acostumada a isso. Eu estou aqui desde 1986 e é sempre assim. Temos que matar um leão por dia.

Há possibilidade de o Campeonato Brasileiro ter mais de 20 clubes?

Não há hipótese. Zero.

Mas se houver decisões da Justiça que obriguem a isso?

Então a Justiça assume, faz o campeonato, nomeia os árbitros para apitar. Assim não acaba mais competição nenhuma. Se prevalecer isso, é o fim do sistema desportivo brasileiro. E também é a falência do judiciário, que vai ficar assoberbado com tantas ações de torcedores. Qualquer torcedor vai entrar, e teremos 180 milhões de ações.

Fonte: Blog Bastidores FC – Globoesporte.com
Notícia anteriorAdilson Batista mostra confiança com reforços do Vasco: ‘Contratamos certo’
Próxima NotíciaDiretor da CBF sobre a possibilidade do Brasileiro ter mais de 20 clubes " hipótese Zero "