Comentaristas veem Vasco bem, mas apontam Flu como favorito no Carioca

O Campeonato Carioca de 2014 dará o pontapé inicial neste sábado, com cinco partidas. Fluminense, Vasco e Botafogo, o atual campeão, já entram em campo no primeiro dia de jogos, enquanto o Flamengo só mostrará sua nova equipe aos torcedores um dia depois. Antes da bola rolar, o “Redação SporTV” conversou com André Rizek, Marcelo Barreto e Telmo Zanini para analisar a competição. Apesar de rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro, o Vasco está bem cotado entre os jornalistas, mas o Tricolor das Laranjeiras é a unanimidade quando foi apontado um favorito ao título.
 
Depois de dez anos sob um mesmo formato – dois grupos e dois turnos, as taças Guanabara e Rio – a competição volta à fórmula utilizada em 2003, com turno único, só que desta vez com 16 equipes. Os quatro primeiros vão para a semifinal, que classica para a final. A mudança de regulamento e o fato de Botafogo e Flamengo darem uma atenção especial para a Taça Libertadores podem fazer o campeonato se tornar imprevisível, segundo os comentaristas.
 
– Vai ser um campeonato totalmente diferente, porque não vai dar para descartar um turno e se aplicar em outro. Vão ter que jogar direto, porque, se bobear, um dos grandes pode ficar em quinto ou sexto. Exige mais comprometimento. Vejo mais chances para Fluminense e Vasco, que estão fora da Libertadores e entram na Copa do Brasil só em março – disse Telmo Zanini.
 
– Vejo os clubes encarando cada vez mais os estaduais como uma preparação para a temporada. Deve ser um pouco diferente o Carioca para o Fluminense depois do que aconteceu no ano passado. Não vejo elenco no Botafogo e Flamengo para se dividirem entre Libertadores e Carioca. Vasco não tem elenco forte para brigar cabeça a cabeça com Fluminense – disse André Rizek.
 
Diferente de São Paulo, os clubes do Rio de Janeiro abriram os cofres atrás de contraçôes. Em São Januário, os destaques são o goleiro uruguaio Martín Silva, ex-Olímpia-PAR, e o zagueiro Rodrigo, ex-Goiás. No Alvinegro de General Severiano Seedorf saiu, mas chegaram o centroavante Ferreyra, também ex-Olimpia, e o volante argentino Bolatti. Hernane segue na Gávea e o Rubro-Negro acertou com o meia Elano, ex-Grêmio, e o zagueiro Erazo, da seleção equatoriana. Nas Laranjeiras o atacante Walter, ex-Goiás, e o meia Conca são os principais nomes que chegaram ao time comandado por Renato Gaúcho.
 
Melhor jogador do Campeonato Brasileiro de 2010, Conca voltou ao time das Laranjeiras após uma passagem de pouco mais de dois anos no Guangzhou Evergrande, da China. O retorno do jogador trouxe bastante expectativa aos torcedores e o seu nome é apontado como a principal contratação do Estadual.
 
– Acho que o Conca é um bom candidato, já que conhece o campeonato e o clube. É um jogador que ainda está em forma. Para mim, o grande reforço do Campeonato Carioca – afirmou Marcelo Barreto.
 
Apesar de ter feito a sua estreia na primeira divisão do Rio de Janeiro em 2013, o Audax não fez feio e terminou a competição na sétima posição.  Para este ano a expectativa é ainda maior. No comando técnico um velho conhecido, o ex-zagueiro Valber, que atuou pelos quatro grandes. Para Marcelo Barreto, o time mostrará se já pode ser a surpresa do Carioca.
 
– Eu tenho curiosidade com o Audax, se já tem corpo para encarar os grandes do campeonato. Um pequeno bem estruturado consegue surpreender, pois cada vez menos os times têm foco no Estadual. É uma curiosidade, mas não sei se pode surpreender.
 
Fonte: Globo.com
Notícia anteriorModificado, Vasco encara o Boavista na estreia do Campeonato Carioca
Próxima NotíciaVersão 2014: Vasco aumenta opções táticas, mas repete fórmula na estreia