Em carta, Fifa cobra postura firme da CBF sobre polêmica no Brasileirão

A Fifa não está alheia à polêmica que tomou conta o futebol brasileiro com as perdas de pontos de Portuguesa e Flamengo ao fim do Brasileirão 2013. Em carta enviada à CBF na última quarta-feira, a entidade máxima do futebol cobra uma solução rápida para o problema e pede uma resposta definitiva até o dia 19 de fevereiro.

– Considerando que é sua (CBF) obrigação proibir recursos para tribunais ordinários relacionados à matéria desportiva do Brasil, a Fifa solicita que seja tomada as medidas necessárias para encerrar o atual procedimento envolvendo o Flamengo e a Portuguesa, de forma a evitar que esse tipo de procedimento volte a ser tomado no futuro – diz um trecho do documento.

A carta (na íntegra abaixo, em inglês) é assinada por Marco Villiger, diretor jurídico da Fifa, que cita o parágrafo 3 do artigo 68 da entidade, no qual é proibido que a Justiça comum interfira no andamento das competições. A CBF liberou o documento apenas na quinta-feira, dia em que divulgou a tabela do Campeonato Brasileiro 2014.

A Portuguesa, que perdeu quatro pontos por ter escalado o jogador Héverton de forma irregular na última rodada do nacional 2013, não aparece na tabela da competição. O Fluminense, que havia sido rebaixado e escapou, estreia contra o Figueirense. O Flamengo, que também foi punido com a perda de quatro pontos, segue na Série A, pois permaneceu à frente da Lusa.

A assessoria da CBF divulgou que todas as liminares obtidas em São Paulo alterando as decisões da Justiça Desportiva foram cassadas e, com isso, a tabela foi anunciada. A competição começará no dia 20 de abril, e a paralisação para a Copa do Mundo irá do dia 1 de junho a 20 de julho.

 
carta da CBF para fifa por conta do caso da Portuguesa (Foto: FIFA)

Fonte: GloboEsporte.com

Notícia anteriorTorcida do Vasco faz campanha por Under Armour
Próxima NotíciaWendel aciona Vasco na Justiça e pode deixar clube