Alçapão no passado, São Januário foi ‘desgraça’ do Vasco neste Brasileiro

Jogar em seu estádio, na teoria, é uma grande vantagem para qualquer time. Na teoria… Em 2015, o Vasco provou que nem sempre mandar as partidas em sua própria casa é bom negócio. São Januário, que já foi por diversas vezes um alçapão a favor do time carioca, dessa vez foi a ‘desgraça’ do time no cada vez mais iminente rebaixamento no Campeonato Brasileiro.

Devido a problemas apontados pelo Corpo de Bombeiros, o time cruzmaltino teve que se ausentar do estádio durante três meses e acabou realizando apenas sete jogos em São Januário até agora durante toda a competição. Os números, no entanto, não deveriam fazer torcedor nenhum sentir saudade…

Foram três derrotas, três empates e só uma vitória jogando por lá. Um aproveitamento de 28,5% dos pontos disputados, o menor de todos os times do Brasileiro considerando jogos em seus principais estádios.

Quem mais se aproxima do baixo rendimento vascaíno (ainda assim distante) é o Coritiba, que, jogando no Couto Pereira, disputou 17 partidas, com cinco vitórias, sete empates e cinco derrotas (43,1%). O melhor mandante de todo o campeonato – considerando apenas jogos em sua ‘verdadeira casa’ – é o Sport, que, ainda invicto na Ilha do Retiro, entrou em campo 11 vezes, vencendo nove e empatando duas (43,1%).

No entanto, engana-se quem pensa que o aproveitamento do Vasco da Gama melhora muito jogando fora de São Januário. No Maracanã, onde o time fez oito jogos no Brasileiro, a média sobe para modestos 37,5%, com duas vitórias, três empates e três derrotas.

O que explique os números ruins do clube carioca, talvez, seja a falta de identidade com algum estádio. O Vasco da Gama é o maior ‘nômade’ deste Campeonato Brasileiro. Foram, até agora, cinco campos diferentes que receberam jogos do time: São Januário, Maracanã, Arena Pantanal e Engenhão.

O Vasco é o 19° colocado no Campeonato Brasileiro, a cinco pontos do Avaí, a primeira equipe fora da zona da degola. O clube pode confirmar o rebaixamento já nesta rodada, caso perca do Joinville e Avaí e Figueirense vençam seus jogos.

Fonte: ESPN

Notícia anteriorFlu só joga depois do Vasco. E entrará em campo podendo rebaixar rival
Próxima NotíciaMais guerreiro que o Fluminense de 2009: fuga da Série B do Vasco já é mais difícil que a do Tricolor