Opositores questionam reforços, citam arrogância e pedem renúncia a Eurico

A reação de grupos de oposição ao rebaixamento do Vasco veio através de notas oficiais. O terceiro rebaixamento do clube em oito anos despertou rivais do presidente Eurico Miranda e de seu grupo político. Em mensagens divulgadas nas redes sociais, a Cruzada Vascaína, componente do “Sempre Vasco”, que ficou em segundo lugar na eleição do ano passado e tem a maioria das 30 cadeiras destinadas à oposição no Conselho Deliberativo vascaíno, e a Identidade Vasco, que teve a liderança de Roberto Monteiro no pleito do ano passado, criticaram duramente a administração Eurico Miranda.

A Identidade finalizou sua carta pedindo a renúncia do presidente e de sua diretoria, provocando Fernando Horta, primeiro vice-presidente geral, e José Luis Moreira a se posicionarem neste momento de mais uma “vergonha” no clube. O grupo de Monteiro questionou o discurso de Eurico e fez menção à conquista estadual.

– Quando o Vasco foi campeão carioca a virtude foi sua. Não teve terra arrasada, não teve falta de receita. A verdade é uma só. O senhor está ultrapassado, seus métodos não acrescentam nada à boa administração. O que fazem seus vices presidentes? Senhor Horta, o senhor concorda com tudo isso que ocorreu no Vasco em 2015? Senhor Horta, o associado acreditou que o senhor era um bom administrador. Senhor José Luis Moreira, o senhor contratou esses jogadores acima de 30 anos com convicção que eram o melhor para o Vasco? – questionou a Identidade Vasco.

A Cruzada focou também em problemas administrativos e citou o poder dos filhos de Eurico Miranda dentro do clube – Eurico Brandão tem voz ativa no comando do futebol e Álvaro é responsável pelas categorias de base. O grupo também citou o acordo com José Luis Moreira – que vai receber R$ 8 milhões em dois anos do clube – e a renúncia da ação de regresso movida pelo Vasco na gestão Dinamite contra Eurico – votado pelo Conselho Deliberativo este ano.

– Após a sucessão de erros ao longo do ano de 2015, incluindo a extensa lista de contratações de qualidades duvidosas e de jogadores nunca aproveitados; a insistência na manutenção de treinador decadente; a ausência de novas e relevantes receitas para o clube; a ausência de um plano de sócios; o nepotismo; as técnicas de administração ultrapassadas; os acordos com os próprios dirigentes em que o clube abriu mão de recursos; os recordes negativos, como os 13 (treze) pontos no primeiro turno do Campeonato Brasileiro; e; a já conhecida falta total de transparência, denotando grave incapacidade de planejar e administrar eficientemente o Vasco da Gama, lamentavelmente, o clube termina o ano rebaixado pela terceira vez em seis campeonatos disputados na série A – resume a Cruzada.

Nesta noite, a partir das 20h, na sede da Lagoa, o Conselho Deliberativo se reúne para votar as contas de 2014. A oposição, mesmo em minoria, deve questionar irregularidades nas contas do ano passado, mas a aprovação, com ressalvas, deve passar pela maioria da base de apoio de Eurico Miranda.

Confira abaixo a íntegra das notas dos dois grupos de oposição do Vasco.

Nota Oficial da Cruzada Vascaína

“Após a sucessão de erros ao longo do ano de 2015, incluindo a extensa lista de contratações de qualidades duvidosas e de jogadores nunca aproveitados; a insistência na manutenção de treinador decadente; a ausência de novas e relevantes receitas para o clube; a ausência de um plano de sócios; o nepotismo; as técnicas de administração ultrapassadas; os acordos com os próprios dirigentes em que o clube abriu mão de recursos; os recordes negativos, como os 13 (treze) pontos no primeiro turno do Campeonato Brasileiro; e; a já conhecida falta total de transparência, denotando grave incapacidade de planejar e administrar eficientemente o Vasco da Gama, lamentavelmente, o clube termina o ano rebaixado pela terceira vez em seis campeonatos disputados na série A.

A atual diretoria é a mesma que se eximiu de responsabilidades na primeira queda do clube em 2008. Após os rebaixamentos em série, a crise no clube é profunda, tem viés político, administrativo e financeiro. Porém, o maior empecilho criado pela atual administração é a volta da impossibilidade de associação ao clube. Com uma linda história, profundamente enlaçada com os conceitos de igualdade, cooperação e democracia, a presente situação fere de todas as formas o orgulho vascaíno.

O clube convocou para amanhã reunião ordinária do Conselho Deliberativo. Sem as contas de 2013 votadas (o clube não tem sequer o parecer da auditoria exigido por lei) e sem qualquer esclarecimento sobre a situação irregular de 2013 nem sobre a auditoria contratada para levantar as dívidas, serão votadas as contas de 2014!

Infelizmente, este é o Vasco da Gama, fora das quatro linhas, no dia seguinte ao rebaixamento no campeonato brasileiro. Com o orgulho ferido, mas fiéis à nossa história de superação, seguiremos firmes na luta por novos rumos para o Vasco da Gama. Não desistiremos jamais do combate contra a arrogância, a incompetência e a falta de projetos à altura da grandeza do nosso clube. Somos Vasco!”

Nota oficial da Identidade Vasco

“Nós tivemos o cuidado de não atrapalhar o Vasco. Mas depois do terceiro rebaixamento, não podemos deixar de chamar a atenção do responsável por mais esta vergonha. Mais uma vez o senhor Eurico Miranda abusa da inteligência do sócio e do torcedor do Vasco. Ele disse que é o responsável, mas não o culpado por esta vergonha. Para o Eurico, a culpa do fracasso é do Dinamite, da arbitragem, de muita gente, menos dele. O torcedor não pode se deixar enganar com este discurso. Eurico disse que a situação do Vasco quando assumiu a presidência era pior do que ele pensava. Pois bem, na gestão anterior, ele era presidente do Conselho de Beneméritos, com um poder importante dentro do clube, e acesso a informações privilegiadas, passadas até mesmo por funcionários leais a ele, mas o que ele fez? Nada! O Eurico dizia que no futebol mandavam ele e o senhor José Luiz Moreira. Se a culpa não é desta gestão, então quem contratou Cristiano, Riascos, Herrera, Celso Roth. Foi você, torcedor? Aqueles que entendem que o Vasco é perseguido e apoiavam uma gestão que poderia evitar esta perseguição porque o respeito tinha voltado, devem estar muito mais decepcionados porque devem ter chegado à conclusão que o respeito não voltou em nenhum momento. Quem disse que o Vasco não seria prejudicado? Quem disse que o Vasco não jogava no Maracanã se a torcida não ocupasse o lado direito das tribunas? Ora, senhor Eurico assuma seus erros! Quando o Vasco foi campeão carioca a virtude foi sua. Não teve terra arrasada, não teve falta de receita.

A verdade é uma só. O senhor está ultrapassado, seus métodos não acrescentam nada a boa administração. O que fazem seus vices presidentes? Agora, vamos falar com eles. Senhor Horta, o senhor concorda com tudo isso que ocorreu no Vasco em 2015? Senhor Horta o associado acreditou que o senhor era um bom administrador. Senhor José Luiz Moreira, o senhor contratou esses jogadores acima de 30 anos com convicção que eram o melhor para o Vasco? Voltando ao senhor, Eurico. Um ano se passou. A piscina fechada deixou de ser vergonha? O ginásio fechado não é mais sinal de incompetência? Nós avisamos! Temos que mudar, mas não podemos retroceder. O associado apostou nas suas promessas. Até os componentes do Grupo Casaca acreditaram que seriam parte integrante da administração. Viram associados e torcedores? Todos foram enganados. Um ano foi suficiente para mostrar a incompetência desta diretoria. Chega de bravatas. Fora Eurico, Fora Horta, Fora José Luiz Moreira! Entendemos que estas pessoas devem renunciar aos cargos pelo bem do Vasco. Identidade Vasco”.

Fonte: GloboEsporte.com

Notícia anteriorPor cláusula no contrato, Nenê só deve deixar o Vasco para o exterior
Próxima NotíciaDinamite evita confronto, mas alfineta Eurico: “A realidade não é bem essa”