Sorteio da Copa do Brasil será nesta segunda: veja possíveis cruzamentos

A CBF vai sortear nesta segunda-feira, às 14h30, em sua sede, no Rio de Janeiro, os confrontos da primeira fase da Copa do Brasil de 2016. Os critérios para o chaveamento serão os mesmos do ano passado. Novamente, serão 86 clubes na disputa. Como em 2015, os cinco clubes que participarão da Libertadores (Corinthians, Palmeiras, Atlético-MG, Grêmio e São Paulo) entrarão direto nas oitavas de final. O Internacional, melhor colocado no Brasileirão excluindo o G-4, também entra nas oitavas.

A base do sorteio será o Ranking Nacional de Clubes de 2016 (RNC), divulgado em dezembro. A CBF dividiu os 80 clubes participantes da primeira fase em dois grandes blocos formados de acordo com suas posições no ranking. Cada bloco é subdividido em quatro grupos de 10 clubes cada, também elaborados de acordo com o RNC. Equipes de um mesmo grupo não se enfrentam até as oitavas de final, quando novo sorteio é feito.

As chaves são nomeadas de “A” a “H”. Os clubes do Grupo A enfrentam os do Grupo E. Os do Grupo B terão pela frente os do Grupo F, os do Grupo C pegam os do Grupo G, e os do Grupo D encaram os do Grupo H. Caso dois ou mais clubes tenham a mesma posição, considera-se o Ranking Nacional de Federações (RNF) como critério de desempate.

O sorteio para definição do posicionamento de cada clube no diagrama de fases obedecerá a seguinte sequência de grupos: A, B, C, D, H, G, F e por último o grupo E. O Grupo A, formado pelos clubes mais bem ranqueados, é formado por Cruzeiro, Santos, Flamengo, Fluminense, Vasco, Atlético-PR, Botafogo, Coritiba, Goiás e Figueirense. Esses times não se enfrentarão antes das oitavas de final.

O Grupo E, que é composto pelos futuros adversários das equipes do Grupo A na primeira fase, tem Brasil de Pelotas, Remo, Confiança, Tombense, Campinense, Santos-AP, Coruripe, River-PI, Guarany de Sobral e Lajeadense.

A Copa do Brasil começa no dia 16 de março. A final, segundo o calendário divulgado pela CBF, acontece no dia 22 de novembro de 2016.

CONFIRA A DIVISÃO DAS EQUIPES PARA O SORTEIO

Times de um grupo enfrentam os de outro: A x E, B x F, C x G, D x H. As equipes foram distribuídas nos grupos de acordo com a colocação no ranking da CBF (seis do Grupo H não estão ranqueadas).

info_sorteio_copa_do_brasil-01_1

info_sorteio_copa_do_brasil-02

info_sorteio_copa_do_brasil-03

info_sorteio_copa_do_brasil-04

Fonte: GloboEsporte.com

Notícia anteriorA menos de um mês do início, Carioca só tem 12 jogos da 1ª fase com estádio confirmado
Próxima NotíciaRefúgio em Pinheiral! Vasco inicia nesta segunda preparação na cidade