CBF cria janela nacional de transferência de jogadores em 2022

Para 2022, o futebol brasileiro terá uma mudança importante no quesito ‘mercado da bola’. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) enviou um ofício aos clubes nos últimos dias e informou a criação de uma janela nacional de transferências. A informação foi inicialmente divulgada pelo Ge.

O mecanismo foi criado por conta de uma exigência da Fifa. Assim, jogadores que se transferirem de um clube para o outro dentro do país terão que respeitar as datas limites estipuladas. Os moldes se assemelham ao utilizado em transações internacionais.

As janelas serão as seguintes em 2022:

Primeiro semestre: de 19 de janeiro a 12 de abril
Segundo semestre: de 18 de julho a 15 de agosto

De início, a nova medida será aplicada apenas a clubes da Série A e B do Campeonato Brasileiro. Em 2023, a tendência é ser estendida às demais equipes.

Diante das novas regras, jogadores só poderão se transferir dentro das janelas estipuladas. As exceções são atletas sem contrato ou que tiveram o vínculo terminado antes do início do período.

Jogadores que encontram-se emprestados também só poderão retornar aos clubes de origem dentro das janelas. Atletas de categorias de base, considerados amadores, podem ser profissionalizados em qualquer período, a não ser que deixem um clube para se profissionalizarem em outro.

“Os períodos de transferência internacional e nacional vão coincidir, sob as mesmas regras e exceções. A Fifa já tinha colocado isso no regulamento, e fizemos o pleito para termos um período de adaptação”, disse Reynaldo Buzzoni, diretor de registro, transferência e licenciamento de clubes da CBF.

Anteriormente, vale ressaltar, que os clubes podiam registrar atletas em qualquer momento, tendo somente a inscrição em competições um prazo estipulado.

Fonte: ESPN.com.br

Notícia anteriorFeminino Base: Vasco perde para a Ferroviária por 3 a 0 pela Liga de Desenvolvimento Sub-16
Próxima NotíciaVasco se aproxima de acertar com Fernando Prass para coordenador técnico