Base é a solução para lateral esquerda reserva do Vasco? Julião e Leandrinho disputam posto

gol de Leandrinho, Vasco x Boavista — Foto: André Durão / ge

Leandrinho estreia no profissional com gol e boa atuação contra o Boavista; Julião participa de pré-temporada no Uruguai e está à frente na hierarquia do clube.

Uma das brechas no elenco do Vasco é a lateral esquerda. O clube tem Lucas Piton como titular inquestionável após boa temporada em 2023, mas não tem opções para substituí-lo caso necessário. Em busca de um reserva para a posição, Alexandre Mattos pode encontrar a solução na base.

Hoje, duas soluções caseiras se apresentam para o técnico Ramón Díaz: Julião e Leandrinho.

– O Julião fez um grande ano com a gente. Ele foi muito bem, é o nosso capitão, foi líder de assistência, também fez muitos gols no ano. Já foi o segundo ano dele fazendo isso. A gente tem dois grandes laterais, com características diferentes – explicou William Batista, treinador do sub-20 que comandou o Vasco na estreia do Carioca, contra o Boavista.

– O Leandrinho tem mais profundidade, tem mais um contra um, tem mais linha de fundo. O Julião tem uma bola parada boa, constrói bem vindo de trás. Acho que os dois conseguem entregar para o Vasco e para o mercado, para o Brasil que precisa tanto de laterais. São dois grandes laterais, a gente desfruta muito de ver dois grandes jogadores tendo oportunidade – completou.

Leandrinho

A bola da vez é Leandrinho. O lateral-esquerdo de 18 anos estreou pelo profissional na noite desta quinta-feira, na vitória por 2 a 0 sobre o Boavista, pela estreia do Carioca. Foi a grande notícia do time formado por reservas e garotos da base. Encantou São Januário.

Além de uma atuação consistente nos 90 minutos, equilibrado na defesa e no ataque, Leandrinho deixou o campo com um golaço e bons passes. Em um deles, deixou Barros na boa, mas o volante perdeu a chance de marcar. Ao fim da partida, dedicou o gol à mãe.

– Eu creio que ela está muito orgulhosa de mim, pelo homem que estou me tornando – destacou o cria do Vasco.
A mãe de Leandrinho se chamava Juliana. Ela faleceu em 2022, em decorrência de uma tuberculose. O jogador recebeu a notícia enquanto estava a caminho de Belo Horizonte para enfrentar o Cruzeiro pelo Brasileirão Sub-17.

– Naquele momento, eu não acreditava que tinha acontecido isso. O clube me tirou da viagem para ir ao velório, que foi no dia seguinte, e me deram todo suporte necessário – lembrou ele.

Leandrinho vive com o padrasto e a irmã mais nova, de poucos anos de idade, perto de São Januário. A motivação do garoto é honrar a memória da mãe e ajudar a criar a irmã.

Ele chegou ao Vasco em 2012 e tem contrato com o clube até julho de 2025. Contra o Boavista, William Batista optou por segurar Miranda, que atuou como lateral-direito, na defesa para liberar Leandrinho no lado esquerdo. O garoto se colocou à disposição de Ramón Díaz.

– Nem nos melhores sonhos eu acreditava que ia estrear com um golaço desses. Eu não sabia como comemorar, só me joguei no chão. Momento único. Sonho de qualquer moleque jogar com São Januário cheio. Essa data vai ficar marcada na minha vida. Vou dar meu máximo, Ramón Díaz está de olho, se ele precisar pode contar comigo – destacou na zona mista, ao fim do jogo.

Julião

O lateral-esquerdo de 20 anos hoje está à frente de Leandrinho na corrida por uma vaga no profissional. Julião, com vínculo até fevereiro de 2025, vai fazer 21 anos em abril. Ou seja, vai “estourar” a idade para atuar pelo time sub-20. Por isso, tem sido observado por Ramón Díaz.

Matheus Julião está com o time principal do Vasco em pré-temporada no Uruguai. O lateral já passou por outros momentos de transição no clube e, no ano passado, estreou pelo profissional ao entrar nos minutos finais do jogo contra o Madureira, pelo Carioca. Na última noite, também entrou em campo por alguns minutos na vitória por 1 a 0 em amistoso contra o San Lorenzo.

Julião em treino do Vasco no Uruguai — Foto: Leandro Amorim/Vasco

Natural de São João de Meriti, na Baixada Fluminense, Julião chegou ao Vasco aos 12 anos. No sub-15, ele passou a atuar como zagueiro, mas voltou à função de lateral-esquerdo no sub-20, onde ganhou destaque desde a última temporada. Ele tem uma filha, Laura, de um ano e meio.

Assim como Leandrinho, os números de Julião apontam um lateral com características ofensivas. Em 2023, ele marcou nove gols em 28 jogos pelo sub-20.

Fonte: ge

Notícia anteriorAdson desembarca no Rio, projeta títulos e fala em entrar na história do Vasco: “Clube gigantesco”
Próxima NotíciaEmiliano Díaz vê necessidade de reforços e torce por Cuéllar no Vasco: “Sabemos o que pode dar”